Fiocruz Amazônia promove encontro de pesquisadores em saúde na tríplice fronteira
Nos dias 12 e 13/8, a Universidade Nacional da Colômbia (UNAL/Sede Amazônia), sediou o II Encontro de Pesquisadores em Saúde da Tríplice fronteira (Brasil-Colômbia-Peru). O Encontro, organizado pelos pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), José Joaquín Carvajal Cortés e Adele Schwartz Benzaken, Diretora da Instituição, visa fortalecer os programas de pós-graduação, por meio de cooperações entre universidades e instituições do Alto Solimões.
“O objetivo do encontro foi de congregar as universidades e instituições de pesquisa que atuam na área de fronteira do Alto Solimões, no sentido de alinhar esforços de cooperação internacional e criar uma agenda de trabalho conjunto, fortalecendo os programas de Pós-Graduação, programados pela Fiocruz Amazônia numa visão transfronteiriça”, explicou Benzaken.
Além de representantes da UNAL e Fiocruz Amazônia, participaram da atividade, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Projeto LMI Sentinela, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), Universidade do Estado do Amazonas (UEA/ Campus Tabatinga), Universidade Federal do Amazonas (UFAM/ Campus Benjamin Constant), Laboratorio Departamental de Saúde Pública (LSDP – Amazonas/Colômbia), Universidad Nacional de la Amazonía Peruana (UNAP), e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS – Sub-regional Sudamérica).
O intuito da atividade é promover um encontro acadêmico-científico e inter-institucional, em saúde, visando alinhar esforços conjuntos de cooperação internacional contemplando principalmente a zona fronteiriça entre Brasil, Colômbia e Peru. A partir disso, os pesquisadores pretendem realizar um trabalho colaborativo para o intercâmbio de conhecimento nas áreas de saúde e fronteira, partindo de um olhar interdisciplinar e intercultural.
As temáticas abordadas durante encontro visam discutir possibilidades de articulação e futuros acordos interinstitucionais, além da elaboração de planos de trabalho conjuntos entre as instituições: UNAL, Fiocruz e UNAP. Na oportunidade, os pesquisadores realizaram uma apresentação sucinta de projetos em saúde, em andamento na tríplice fronteira.