Centro de Estudos irá abordar cotidiano dos serviços às notas de pesquisa

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 16/7, às 10h, a palestra “O território líquido e as políticas de saúde na Amazônia: do cotidiano dos serviços às notas de pesquisa”, a ser ministrada pelo pesquisador Rodrigo Tobias de Sousa Lima, do ILMD/Fiocruz Amazônia).

Segundo o pesquisador o território líquido é uma “categoria analítica de políticas públicas de saúde que incorpora e entende a realidade da vida longe dos centros urbanos, assim como compreende a sazonalidade dos Rios na oferta de serviços e na produção de cuidado em saúde, seja na atenção básica ou especializada de saúde no contexto da Amazônia brasileira”, explicou.

A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: Link da transmissão: https://zoom.us/j/97446371419 (ID: 974 4637 1419)

SOBRE O PALESTRANTE

Rodrigo é pesquisador do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia – LAHPSA do ILMD/ Fiocruz Amazônia. Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Pública da FIOCRUZ-PE, coordenador e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVida).

Foi Coordenador do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Saúde da Família no Amazonas – PROFSAÚDE, entre 2016 e 2019; Coordenador da Rede Unida – Norte;  Membro do Núcleo Executivo do Grupo Temático (GT) de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável da ABRASCO. Foi Secretário de Estado de Saúde do Amazonas, 2019-2020.

Desenvolve pesquisas no campo das determinações sociais e iniquidades em saúde, das políticas públicas; da gestão e promoção da saúde na Amazônia.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento