Fiocruz Amazônia promove palestra sobre utilização de fungos endofíticos como fonte de substâncias bioativas

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 9/4, às 10h, a palestra “Produção de metabólitos bioativos por fungos endofíticos amazônicos”, a ser ministrada por Patrícia Melchionna Albuquerque, professora associada da Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

A palestra vai abordar a utilização de fungos endofíticos como fonte de substâncias bioativas, que tem sido cada vez mais explorada, graças ao seu versátil metabolismo. “Dentre as substâncias biologicamente ativas de interesse para a indústria farmacêutica e cosmética, destacam-se as moléculas com atividade antimicrobiana, antioxidante e antitumoral”, explica Melchionna.

Na oportunidade, serão apresentados estudos realizados pelo grupo de pesquisa Química Aplicada à Tecnologia da Escola Superior de Tecnologia da UEA, sobre metabólitos de fungos endofíticos isolados, das espécies amazônicas Myrcia guianensis, Piper hispidum, Euterpe precatoria e Aniba canelilla.

Segundo a pesquisadora, os endófitos são capazes de produzir outros metabólitos de interesse industrial, como as enzimas hidrolíticas e os biossurfactantes; podem ainda ser aplicados diretamente em processos de biorremediação, na degradação de xenobióticos e de polímeros sintéticos.

Melchionna explica que a região Amazônica, por ser dotada de uma vasta biodiversidade, é fonte de inúmeras espécies vegetais que hospedam microrganismos endofíticos, potenciais produtores de metabólitos bioativos ainda não investigados.

A palestra ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://zoom.us/j/91834624738 ID da reunião: 918 3462 4738

SOBRE A PALESTRANTE

Patrícia é graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina e, doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui experiência na área de Bioprocessos e Biocatálise, atuando principalmente nos seguintes temas: triagem de fungos amazônicos produtores de moléculas de interesse tecnológico; utilização de resíduos agroindustriais como substrato para a produção de microrganismos e metabólitos de interesse (enzimas, biossurfactantes, antimicrobianos, antioxidantes e citotóxicos); e biopropecção de metabólitos de plantas com potencial para uso em cosméticos.

É Professora Associada da Universidade do Estado do Amazonas – UEA e Coordenadora Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu (PROPESP). Atua como docente na Escola Superior de Tecnologia (Curso de Engenharia Química), no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia, no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte, além do  Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular. Faz parte do grupo de pesquisa Química Aplicada à Tecnologia da EST/UEA e está vinculada a diferentes projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES, FINEP e FAPEAM.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento