Propostas de pesquisadores da Fiocruz Amazônia são aprovadas em Chamada do CNPq para enfrentamento da Covid-19

Os pesquisadores Felipe Naveca e Marcus Lacerda, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) tiveram propostas aprovadas na Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 – Pesquisas para enfrentamento da Covid-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A chamada recebeu propostas de todas as regiões do País, totalizando 2.219 projetos submetidos e 90 aprovados.

O objetivo da chamada Nº 07/2020 é apoiar financeiramente pesquisas científicas e/ou tecnológicas relacionadas à Covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves, de modo a contribuir para o avanço do conhecimento, formação de recursos humanos, geração de produtos, formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira.

Serão investidos cerca de R$ 45 milhões em 90 projetos de pesquisas. Os recursos são oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Saúde.

Pesquisador Felipe Naveca

Felipe Naveca destaca que a aprovação dos dois projetos da Fiocruz Amazônia demonstra o amadurecimento da pesquisa desenvolvida no Amazonas, em especial na Unidade da Fiocruz Amazônia.

“Esse apoio do edital do CNPq vai contribuir para a formação de muitos novos pesquisadores aqui, além de consolidar nosso grupo de pesquisa. A gente tem trabalhado com viroses emergentes no Amazonas e em outros estados da Região Norte”, disse ao explicar que seu projeto envolve a parceria com várias instituições do Amazonas, representadas por meio da Rede Genômica de Vigilância em Saúde, assim como instituições de pesquisa de outros estados, como a Fiocruz de Rondônia, os Laboratórios de Referências (Lacens) de Rondônia e de Roraima, e o Instituto Tecnológico da Vale, em Belém (PA).

SOBRE OS PROJETOS

Avaliação de fatores clínicos, imunológicos e virológicos em pacientes infectados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) de diferentes estados da Região Norte do Brasil – Rede COVIDNORTE é o titulo do projeto de Felipe Naveca. Seus objetivos são realizar a caracterização evolutiva do genoma total de SARS-CoV-2 e descrever o perfil de resposta imune e características imunogenéticas de pacientes oriundos da Região Norte do país, com diferentes padrões clínicos de infecção

“Com a rede formada por representantes de diferentes estados da Amazônia brasileira, queremos entender melhor como foi que se deram as características da Covid-19 aqui, tanto estudando o genoma do vírus, quanto estudando também marcadores imunogenéticos nos pacientes desses estados, para saber se eles tiveram a doença, se a gente consegue descobrir um marcador que seja associado com resistência ou com susceptibilidade à forma mais grave da Covid-19”, explicou o pesquisador.

Pesquisador: Marcus Lacerda

A outra proposta da Fiocruz Amazônia aprovada na chamada pública do CNPq  é a  do pesquisador Marcus Lacerda, que também atua na Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Sob o título Estudo de fase IIb para avaliar eficácia e segurança de succinato sódico de metilprednisolona injetável no tratamento de pacientes com sinais de síndrome respiratória aguda grave, no âmbito do novo coronavírus (SARS-CoV2): um ensaio clínico, duplo-cego, randomizado, controlado com placebo – MetCovid, o projeto busca avaliar a eficácia e segurança do corticoide metilprednisolona em pacientes com sinais de síndrome respiratória aguda grave, no âmbito do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Trata-se de um ensaio clínico, duplo-cego, randomizado e controlado com placebo. Os participantes do MetCovid são acompanhados pela equipe de pesquisa por 120 dias após início da participação.

De acordo com Lacerda, o apoio do Ministério da Saúde e do MCTIC, através da chamada pública do CNPq, “é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa clínica, pois possibilita a aquisição dos equipamentos necessários, treinamento dos alunos de pós-graduação, entre outros, especialmente, no cenário vivido da pandemia de Covid-19”.

Para mais informações sobre a chamada do CNPq e seu resultado, clique.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Imagem: Mackesy Nascimento
Fotos: Eduardo Gomes