Aumento da Covid-19 no Amazonas pode não estar relacionado apenas às mutações do novo coronavírus

“Vários fatores do ponto de vista biológico podem contribuir para o aumento, ou maior gravidade de casos de uma doença em uma determinada região”, a explicação é do pesquisador Felipe Naveca, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), ao falar sobre o aumento de casos de Covid-19 e a relação desses com possíveis mutações do SARS-CoV-2, no Amazonas.

O pesquisador alerta que os fatores biológicos podem ter causas não apenas na mutação de um vírus, mas também na própria diversidade genética de uma população, ou numa combinação desses dois agentes.

“No caso do novo coronavírus, esses dois fatores: humano e vírus, precisam ser estudados o mais rápido possível, em diferentes partes do mundo. Aqui no Amazonas, nós estamos à frente porque temos uma iniciativa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a Rede Genômica em Saúde, que iniciou no final do ano passado, ou seja, antes da Covid-19, e que hoje nos possibilita investigar o SARS-CoV-2”, comenta Naveca.

Responsável pela realização do primeiro sequenciamento genético do novo coronovírus no Norte do Brasil, o pesquisador acredita que não devem ter ocorrido diferentes entradas do vírus no Amazonas, ou que uma ou mais dessas entradas possam ter tido mais sucesso em se espalhar, mas adverte que para se ter certeza dessa afirmação, é necessário que se faça outros estudos de genomas do vírus no Estado, tal qual o que apresentou no final de março.

No estudo desenvolvido por Naveca e sua equipe, as mutações descritas mostram diferenças entre o vírus original de Wuhan (China) e o caso que chegou a Manaus, oriundo da Espanha.

“Para se dizer que uma mutação está associada a um quadro mais ou menos grave é necessário estudar um número grande de amostras e observar as mutações, em uma frequência muito superior. Aplicamos testes estatísticos que suportam ou não essa hipótese e, aí, podemos sugerir essa relação”, adverte o pesquisador.

Ele lembra que aguarda autorização do comitê de ética em pesquisa para iniciar estudos da genética humana e do vírus em uma escala bem maior.

SEQUENCIAMENTO DO GENOMA

O primeiro sequenciamento do genoma completo do SARS-CoV-2  na região Norte foi concluído por Felipe Naveca e sua equipe. O resultado contribui  para a ampliação do conhecimento  sobre o comportamento do vírus e a pandemia da Covid-19.

O estudo foi feito a partir de amostra de paciente do Amazonas, oriundo da Espanha.

Para mais informações sobre o novo coronavírus, acesse https://portal.fiocruz.br/coronavirus

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas