Fiocruz Amazônia apresenta novos membros do Conselho Deliberativo e lança selo comemorativo pelos 25 anos da Unidade

Foram apresentados na última quinta-feira (7/8), os novos membros do Conselho Deliberativo (CD) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), durante reunião ordinária do Conselho. A Comissão Eleitoral apresentou os titulares e suplentes, representantes das áreas de Pesquisa, Ensino e Gestão da Fiocruz Amazônia, eleitos para o biênio 2019-2021.

A eleição ocorreu no dia 6/8, e a apuração foi feita em seguida pela Comissão Eleitoral. A Comissão da eleição foi instituída e homologada pelo Conselho Deliberativo do ILMD/ Fiocruz Amazônia, para organizar e coordenar os trabalhos relativos às eleições.

Foram eleitos na área da pesquisa: Priscila Aquino e Pritesh Lalwani, com 82,76% dos votos; Maria Jacirema F. Gonçalves e Júlio Cesar Schweickardt, com 75,86%; Marcílio Sandro de Medeiros e Fernando José Herkrath, com 68,97%; Kátia Maria Lima de Menezes e Flor Ernestina Martinez Espinosa, com 79,31% dos votos válidos. Na área da gestão foram eleitos Carlos Fabrício M. da Silva e José Nogueira de Araujo Júnior, com 91,67% dos votos; e no Ensino foram nomeados Aldemir Lima Maquiné e Cláudio de Oliveira Peixoto, com 100% dos votos válidos.

SELO 25 ANOS

Durante a reunião ocorreu também o lançamento do selo comemorativo em homenagem aos 25 anos da implantação do ILMD/Fiocruz Amazônia. O selo foi desenvolvido pela equipe da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com técnicos do Instituto e será aplicado em todas as peças editoriais e gráficas da instituição ao longo do ano do jubileu.

Para a composição do selo, a designer Silmara Mansur, da COC/Fiocruz, realizou uma pesquisa sobre a Instituição. Ela buscou uma conexão com o ILMD/Fiocruz Amazônia e por isso manteve uma linguagem inspirada, entre outros elementos, na marca do Instituto. “Da marca do Instituto, mantive o verde como cor predominante ao desenvolver a proposta e utilizei alguns de seus elementos que expressam modernidade e contemporaneidade para criar a tipografia”, detalhou.

A designer explicou também que o selo foi inspirado nas formas retas do prédio da sede, nos ícones presentes nos elementos de apoio da identidade da marca ILMD/Fiocruz Amazônia, que representa tanto a natureza quanto a tecnologia e a pesquisa. Na concepção do selo, ela utilizou a folha com traços semelhantes aos desenhos indígenas, como uma forma representativa da natureza e da vida, que é fonte de pesquisas e representa uma origem.

16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE (8ª+8)

Na oportunidade, Marcílio Medeiros, pesquisador da Fiocruz Amazônia falou sobre a participação na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), realizada em Brasília, entre os dias  4 e 7 de agosto.

Marcílio pontou pontos relevantes do evento, que reuniu representantes de todas as unidades da Fiocruz, com participações em diferentes modalidades: delegados, convidados, relatores e monitores de pesquisa.

A programação da Conferência contou com plenárias, comissões, mesas temáticas, oficinas, grupos de trabalho e um ato em defesa do SUS. O ILMD/Fiocruz Amazônia esteve presente nos debates, representado pelos pesquisadores Marcílio Medeiros e Jessem Orellana. Na ocasião, Etelvina Mota da Silva, uma das agricultoras da Feira de Produtos Orgânicos do Instituto, coordenada pelo Laboratório Território, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (Tass) da Fiocruz Amazônia relatou sua experiência no evento.

Etelvina participou como delegada, representando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A feira é promovida em parceria com a Coordenação Regional Norte da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma), com apoio da coordenação regional Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública  (Asfoc-AM). Participam da Feira de Produtos Orgânicos, agricultores da Associação dos Agricultores São Francisco de Assis – Ramal da Cachoeira, entidade ligada à Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas (Rema).

Ascom ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes