Palestra do Centro de Estudos irá abordar limitação funcional em vítimas de acidentes ofídicos

Na próxima sexta-feira, 9/8, às 10h, o Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove a palestra “Limitação funcional em vítimas de acidentes ofídicos: uma estimativa da incidência, impacto e fatores associados à incapacidade física em diferentes contextos no Amazonas, Brasil”, a ser ministrada pelo pesquisador, Fernando Fonseca de Almeida e Val, da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Segundo Val, a região norte apresenta a mais elevada proporção de casos de ofidismo com relação à população. A dificuldade de acesso das populações ribeirinhas e indígenas aos centros de saúde faz com que o número de casos registrados seja provavelmente inferior à realidade.

De acordo com análise de dados fornecidos pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) mostrou que entre os anos de 2007 e 2014, foram registrados 12.687 casos de acidentes com serpentes no Estado, dos quais 11.692 casos evoluíram com manifestações locais e 2.403 casos, com manifestações sistêmicas diversas; 635 casos apresentaram infecção secundária, 121 síndrome compartimental, 143 necrose extensa, 15 amputação e 119 déficit funcional.

A apresentação ocorrerá no Sala de aula 1, no 1º andar, na sede da Fiocruz Amazônia, situada à rua Teresina, 476, Adrianópolis, em Manaus.

 SOBRE O PALESTRANTE

Fernando é graduado em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e doutor em doenças tropicais e infecciosas pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas em convênio com a FMT-HVD.

Se dedicou um ano à prática clínica e pesquisa na área de Reabilitação Cardiovascular junto ao Laboratório de Fisiologia do Exercício da Divisão de Cardiologia do Hospital das Clínicas (HCFMRP-USP).

Trabalha como fisioterapeuta na UTI da Unidade Hospitalar da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) em Manaus, com pacientes acometidos por doenças infecto-contagiosas.

É também membro colaborador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB) atuando em projetos de pesquisa com cooperação nacional e internacional. Atua ainda como membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (FMT-HVD/UEA) e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (UFAM).

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento