Estudantes da Ufam visitam laboratórios da Fiocruz Amazônia

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu nesta quarta-feira, 26/6, a visita de aproximadamente 20 estudantes, do 1º período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A atividade faz parte de um ciclo de visitas a importantes espaços de pesquisa de Manaus, sob coordenação do professor, Igor Kaefer, que ministra a disciplina “Estágio Curricular 1”.

Na ocasião, os alunos foram recebidos pelo pesquisador, Felipe Arley Pessoa, Vice-Diretor de Pesquisa e Inovação substituto da Fiocruz Amazônia, e chefe do Laboratório de Ecologia de Doenças Transmissíveis Na Amazônia – EDTA. Além de conhecer os objetivos e missão da Instituição, os alunos puderam visitar os laboratórios, onde são desenvolvidas diversas atividades de pesquisa.

Para a estudante Karen Alcântara, a experiência vai além da extensão e representa uma grande oportunidade de descoberta profissional. “Esse momento é bem importante, visto que futuramente pretendemos atuar no campo da pesquisa científica. Esse tipo de ação é importante pra começarmos a nos descobrir, conhecer a área que pretendemos seguir, saber se iremos atuar na área da saúde ou em outros campos de atuação”, destacou.

SOBRE A FIOCRUZ AMAZÕNIA

O ILMD/Fiocruz Amazônia é a unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz no Amazonas.  Sediado em Manaus, sua missão é contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde das populações amazônicas e para o desenvolvimento científico e tecnológico regional e do País, integrando a pesquisa, a educação e ações de saúde pública.

Para o desenvolvimento de suas ações conta com instituições parceiras que apoiam projetos de caráter multidisciplinar e interinstitucional, gerando conhecimentos essenciais para a criação de políticas públicas, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

A produção de conhecimento científico no ILMD/Fiocruz Amazônia também ocorre por meio das ações de cooperação técnica, realizadas através da assessoria técnico-científica desenvolvida junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), com foco especial no conhecimento das realidades sócio-sanitárias e epidemiológicas da Amazônia.

O ILMD/Fiocruz Amazônia estabelece cooperação com instituições nacionais e internacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&IS), por meio de Acordos de Cooperação Técnico-Científica em Saúde com as demais unidades da Fiocruz, com instituições da Amazônia, nacionais e de outros países.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes