Fiocruz Amazônia recebe dia 29/6 pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebe no sábado, 29/6, pesquisadores membros da Academia Chinesa de Ciências para o Workshop Acadêmico do Centro de Pesquisa e Prevenção de Doenças Infecciosas (IDRPC).

O Workshop inicia no auditório do Museu da Vida (COC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, amanhã, dia 27/6, e finaliza em Manaus no dia 29/6, com o compartilhamento de informações entre cientistas chineses e brasileiros sobre os vírus zika e chikungunya, com o objetivo de promover a publicação conjunta de artigos e o desenvolvimento de vacinas.

Em Manaus, o IDRPC acontecerá na sede da Fiocruz Amazônia, no Salão Canoas, à rua Teresina, 476, Adrianópolis, com início às 8h.

PARCERIAS

O IDRPC foi iniciado no ano passado pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, em cerimônia realizada em Shenzhen, na China, juntamente com quatro instituições do país. Desde então, os parceiros reforçam os laços com visitas mútuas, publicações em revistas e comunicação constante sobre interesses compartilhados.

Entre os signatários, o Instituto Genômico de Pequim emprestou duas máquinas de sequenciadores genéticos de última geração para a Fiocruz, sendo esta a primeira remessa desse tipo para o Brasil. O equipamento deve entrar em operação em Bio-Manguinhos (unidade produtora de fármacos da Fiocruz) nos próximos meses. Os outros parceiros são o Laboratório de Microbiologia da Academia Chinesa, a empresa ZTEICT e o Terceiro Hospital Popular de Shenzhen.

Após o seminário, as equipes de pesquisa trabalharão no Rio e em Manaus no desenvolvimento de projetos de colaboração internacional. Entre os novos projetos está o Centro de Excelência em Doenças Infecciosas Emergentes (CEEID), um esforço conjunto com a Academia Mundial de Ciências para aumentar a prontidão para novas epidemias.

O evento é aberto ao público e será em inglês, sem tradução simultânea.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO EM MANAUS

 

Ascom – ILMD/Fiocruz Amazônia, com informações da Agência Fiocruz de Notícia