Qualifica SUS: Fiocruz Amazônia e Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas celebram acordos de cooperação.

Na última terça-feira, 28/5, o diretor do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Sérgio Luz, apresentou o Projeto Qualifica SUS, durante o VII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas, realizado no município de Presidente Figueiredo.

Na ocasião, visando oficializar a parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), a Fiocruz Amazônia selou os acordos de cooperação para o desenvolvimento do programa, que pretende qualificar mais de 5 mil trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

“Nós pretendemos contribuir para o aprimoramento do desempenho profissional dos trabalhadores, para que atuem em conformidade com as políticas e diretrizes de saúde, de forma integrada, articulando o ensino com a aplicação prática do conhecimento em suas funções”, explicou Sérgio Luz.

A iniciativa conta com apoio da bancada parlamentar do Amazonas, intermediada por emenda do senador Omar Aziz, e foi apresentada na última segunda-feira, 27/5, durante cerimônia, na sede da Fiocruz Amazônia. O Projeto vai ofertar cursos em todos os 61 municípios, além da capital Manaus.

Serão cursos de atualização, especialização e mestrado que estarão disponíveis para trabalhadores do SUS, que serão capacitados sob um modelo pedagógico pautado na integração ensino-serviço, diante da realidade de cada localidade, respeitando o conhecimento e a experiência dos alunos.

A parceria com os secretários municipais de saúde, por meio do Cosems-AM vai possibilitar à Fiocruz Amazônia atender a todos os 62 municípios do Amazonas, por meio do Projeto Qualifica SUS, o que será um grande passo para a melhoria e efetividade dos serviços de saúde no interior do Estado.

“Esse é um sonho que temos há mais de 10 anos, em que os municípios possam ter maior acesso aos programas de capacitação. Esse projeto foi construído com base nas necessidades do sistema e, sobretudo com o apoio da Fiocruz Amazônia que é sempre muito sensível às nossas dificuldades”, comentou Januário da Cunha Neto, presidente do Cosems-AM.

Para Lizandra Farias, secretária municipal de saúde do município de Boa Vista do Ramos, o programa possibilitará a qualificação dos profissionais e melhoria na qualidade dos serviços de saúde prestados. “Isso vai ser muito importante para o município, pois os nossos profissionais poderão se qualificar, sem ter que ir até a Capital. Com essa iniciativa, poderemos oferecer uma saúde com mais qualidade para a população

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes