Centro de Estudos vai abordar desenvolvimento, ativação e diferenciação de linfócitos B por agonistas de TLRs

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove na próxima sexta-feira, 12/4, a partir de 10h, na Sala de aula 1, prédio anexo da Unidade, a palestra “Desenvolvimento, ativação e diferenciação de linfócitos B por agonistas de TLRs”, a ser ministrada pela pesquisadora Bárbara Baptista, do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD/ PPGBIO/ Fiocruz Amazônia).

SOBRE A PALESTRANTE

Bárbara é graduada em biotecnologia pela Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO), mestre e doutora em Ciências (Microbiologia e Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Atua na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular e Humoral, produção e repertório de anticorpos, e na área de Microbiologia. Foi pós-doutoranda no laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas da Fundação Oswaldo Cruz, onde desenvolveu pesquisa sobre a imunopatologia de pacientes com Leishmaniose.

Atualmente, é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD – CAPES – 2019) pelo ILMD/Fiocruz Amazônia, onde atua em pesquisas com Imuno – Ánálise de pacientes acometidos por Malária e HIV. Possui experiência em Citometria de Fluxo.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento