Pesquisadora da Fiocruz Amazônia ministra palestra sobre proteômica aplicada à biotecnologia e saúde Pública

Iniciou nesta quinta-feira, 21/2, o evento “Integrando a Química na Amazônia”, em comemoração aos 30 anos de atividades do Conselho Regional de Química da XIV Região (CRQ XIV), cuja área de atuação abrange os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Palestras, minicursos e oficinas fazem parte do ciclo de atividades promovidas em paralelo às festividades e reuniões plenárias do Conselho Federal de Química (CFQ).

No primeiro dia de programação, Priscila Aquino, pesquisadora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) ministrou a palestra “Proteômica aplicada à biotecnologia e saúde pública”, parte de seu trabalho desenvolvido ao longo dos últimos oito anos. “Hoje trouxemos algo mais aplicado ao estudo do câncer e também a alguns microorganismos como fungos e bactérias. Como estamos em um congresso que nos possibilita apresentar as diversas aplicações que a química tem na Amazônia, é muito relevante que a gente possa mostrar um viés mais voltado para a saúde pública”, destacou.

O objetivo da apresentação foi “mostrar aos participantes algumas aplicações, utilizando a proteômica, ferramentas de espectrometria de massas para identificar proteínas que possam estar associadas a doenças, em especial ao câncer gástrico e ao glioblastoma, que futuramente podem auxiliar no diagnóstico precoce, já que possuem um prognóstico muito ruim, por serem geralmente detectadas em estágios mais avançados”, explicou Aquino.

A abertura oficial do evento está marcada para hoje, 21/2, às 18h30, no Studio 5 Centro de Convenções de Manaus. A atividades ocorrem até sábado, 23/2, e reúne especialistas e técnicos de diversas áreas da Química, oferecendo um painel de compartilhamento de técnicas e práticas, e de reflexão sobre os horizontes da atividade na região Norte do Brasil.

Cinfira a programação do evento AQUI

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Foto: Eduardo Gomes