Vistoria da SUSAM na Fiocruz Amazônia marca continuidade do processo de inclusão da Unidade no CNES

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) recebeu nesta quarta-feira, 6/2, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SUSAM), para vistoriar o Laboratório Multiusuário da Unidade, passo importante no processo de análise para o cadastramento da Fiocruz Amazônia, no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Após o cadastramento, a Unidade poderá prosseguir com o cadastro do ILMD no Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL). Segundo Giovana Pinheiro, da equipe do Núcleo Técnico de Suporte à Pesquisa (NUTP), da Vice Diretoria de Pesquisa e Inovação (VDPI/ILMD Fiocruz Amazônia) a concretização do cadastramento da Unidade no CNES possui grande relevância para o reconhecimento da Instituição como referência na área da saúde, em âmbito nacional.

“Desde 2016 passamos por um processo de implementação da Qualidade no ILMD, onde verificou-se a falta de importantes informações e do cadastro do ILMD para que as pessoas possam acessar o CNES, e visualizar nossa Instituição, com o que trabalhamos, quais os profissionais na área de saúde que atuam na Unidade, assim como as pesquisas desenvolvidas aqui. Isso pode nos dar visibilidade como referência como estabelecimento de saúde, dentro das especificidades das nossas pesquisas”.

SOBRE O CNES

O CNES cadastra todos os estabelecimentos de saúde: públicos, conveniados e privados, seja pessoa física ou jurídica, que realizem qualquer tipo de serviço de Atenção à Saúde em território Nacional.

O cadastramento das Instituições proporciona ao gestor público ou privado, o conhecimento real de sua rede assistencial, bem como sua capacidade instalada, tornando-se uma ferramenta de apoio para a tomada de decisão e planejamento de ações baseada na visibilidade do mapeamento assistencial de saúde de seu território.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Giovana Pinheiro