Encontro reúne Fapeam e Fiocruz Amazônia

Construir e fortalecer redes de cooperação e parcerias são importantes para a pesquisa e formação de recursos humanos. Neste sentido, comitiva do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), formada pelo diretor Sérgio Luz, e vice-diretores Claudia Velásquez (de Ensino, Informação e Comunicação) e Felipe Naveca (de Pesquisa e Inovação), tem mantido agenda de visitas a órgãos estratégicos para a Fiocruz.

A visita desta sexta-feira, 1º de fevereiro, foi à nova diretora- presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales. “A Fapeam  tem papel estratégico para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Amazonas. Manter o canal de comunicação entre as duas instituições é fundamental”, ponderou Sérgio Luz.

Márcia Perales compartilha da mesma opinião e reconhece que a aproximação entre as instituições neste momento é importante para o conhecimento das demandas na área de CT&I e desenvolvimento de diretrizes prioritárias. “A presença da Fiocruz Amazônia aqui é um processo que a gente quer que aconteça permanentemente. Essa interlocução nos permite aprimorar uma série de programas e políticas da Fapeam”, observou a diretora.

Durante o encontro, a comitiva da Fiocruz Amazônia apresentou suas principais ações e programas, bem como seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2018-2021).

Para Sérgio Luz, as visitas aos novos gestores de órgãos do Governo do Estado têm sido muito produtivas e a recepção à Fiocruz Amazônia sinalizam a possibilidade de fortalecimento e ampliação de parcerias importantes. Nos próximos dias outros encontros com a mesma finalidade devem ocorrer.

ILMD/Fiocruz Amazonia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Marlúcia Seixas