Curso na Fiocruz Amazônia aborda geoprocessamento e análise espacial em Saúde

Visando capacitar alunos dos Programas de Pós-graduação de Stricto Sensu da Fiocruz Amazônia, bem como profissionais que atuam nos serviços de saúde/SUS para o uso de geotecnologias e análise espacial direcionada a abordagem prática de situações comuns à rotina dos serviços, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) promoveu, entre 10 e 14 de dezembro, o Curso “Geoprocessamento e Análise Espacial em Saúde”.

A atividade foi coordenada pelas pesquisadoras Fernanda Rodrigues Fonseca e Claudia Ríos Velasquez. As aulas foram ministradas pelos professores: Mônica de Avelar (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e André Luiz Sá ( Instituto Aggeu Magalhães/ Fiocruz – PE).

“A experiência foi muito enriquecedora para os alunos que estiveram participando do curso, e também para firmarmos novas parcerias. Esse tema é muito mais abrangente e complexo. A medida que os participantes começam a conhecer o potencial do que uma análise espacial  e o geoprocessamento podem trazer de enriquecedor para os projetos de pesquisa, eles conseguem melhorar a tomada de decisão e os projetos, com o auxílio dessa ferramenta”, destacou Fernanda Fonseca.

O curso foi pautado em aulas teóricas-práticas, abordando desde a organização e tabulação de dados, a construção de mapas temáticos e cartogramas que envolvem princípios básicos da análise e estatística espacial. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento, manipulando softwares de geoprocessamento e equipamentos necessários para aquisição e georreferenciamento de dados espaciais.

Segundo Mônica Avela, a experiência desta capacitação na Fiocruz Amazônia rendeu grandes possibilidades de trabalho aos participantes do curso. “Foi uma experiência muito legal, eles trouxeram alguns problemas diferentes do que temos visto em outras capacitações. Os participantes começaram a pensar em novas possibilidades de análises do trabalho que eles desenvolvem, como por exemplo, as possibilidades que esse ambiente socioeconômico e ambiental podem ajudar nos eventos que eles estudam”, destacou.

Os professores fizeram uma abordagem sobre a importância do lugar e espaço nas análises em saúde, apresentando noções básicas de Cartografia, conceitos sobre Geoprocessamento, Sistemas de Informação Geográfica, Sistema de Posicionamento Global por Satélite (GPS) e Análise Espacial. Para relacionar teoria e prática, foram realizados exercícios de montagem de bases cartográficas, construção de indicadores, formulação de hipóteses no espaço, bem como a análise espacial dos agravos em saúde.

Para Rômulo Freire de Moraes, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, a atividade desenvolvida pela Fiocruz Amazônia irá auxiliar diretamente em seu trabalho.“Esse curso vai me ajudar na produção de mapas para os artigos que são produzidos dentro da Fundação, do grupo de entomologia no qual eu participo, na análise desses mapas dentro do campo da epidemiologia, além de me capacitar para auxiliar outros colegas de trabalho”, disse.

Ao término do curso os alunos estão aptos a utilizar programas computacionais para a organização, tabulação e mapeamento de dados e a interpretação dos resultados obtidos.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Eduardo Gomes