Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia aborda resistoma marinho

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu nesta sexta-feira, 15/6, a pesquisadora Ana Carolina Vicente, chefe do Laboratório de Genética Molecular de Microorganismos, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), para apresentar a palestra “O resistoma marinho”.

A apresentação faz referência ao estudo “The Resistome of Low-Impacted Marine Environments Is Composed by Distant Metallo-β-Lactamases Homologs”, desenvolvido por pesquisadores do IOC, e publicado em abril de 2018, na revista Frontiers in Microbiology.

Segundo a pesquisadora, o estudo traz importante dados científicos, frente à questão das bactérias que tem se tronado resistentes aos antibióticos aplicados nas clínicas, gerando uma aflição na saúde pública, “pois à medida que elas passam a se tornar mais resistentes, os sistemas de saúde do planeta deixam de possuir ferramentas para debelar algumas infecções”, disse.

A pesquisa busca entender de onde vem essa resistência que surge, às vezes, de forma muito imediata. “Buscamos entender dentro dos ambientes marinhos, se bactérias ou outros organismos poderiam estar atuando como reservatório destes genes”, explicou Ana Carolina. O conjunto de genes associados à resistência das bactérias aos antimicrobianos, presentes em um determinado ambiente, é conhecido como “Resistoma”.

Segundo o estudo, evidências caracterizam a microbiota de ambientes naturais como fonte e/ou reservatório destes genes. O estudo revelou que nos ambientes marinhos, não impactos pela ação do homem, não foram encontradas evidências de que eles seriam reservatórios dos gens relacionados à resistência aos antibióticos

SOBRE A PALESTRANTE

Ana Carolina Vicente é pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz e foi criadora do Laboratório de Genética Molecular de Microrganismos. Possui graduação em Biologia, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica), e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atua nas seguintes áreas de interesse, produção científica e formação de pesquisadores: Genômica de Microrganismos, Genética de População de Microrganismos (vírus e bactérias), Taxonomia e Evolução de Vírus e Bactérias, além de Genética e evolução da resistência das bactérias aos antimicrobianos.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos Eduardo gomes