Palestra ofertada pelo Cento de Estudos da Fiocruz Amazônia discutirá o papel da biodiversidade amazônica na segurança alimentar
A Amazônia concentra os piores índices de segurança alimentar do Brasil, apresentando taxas de anemia infantil, seis vezes superiores à média nacional, e algumas das maiores concentrações de mercúrio em populações humanas do mundo. Paradoxalmente, esta mesma região abriga uma das maiores riquezas de biodiversidade alimentar do planeta, tanto em termos biológicos quanto nutricionais.
Para apresentar estudos acerca do tema, o Centro de Estudo do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 14/11, às 10h (horário de Manaus), a palestra “O papel da biodiversidade amazônica na segurança alimentar”, a ser ministrada por Daniel Joseph Tregidgo, pesquisador no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
“Nesta palestra, discutirei como o consumo da biodiversidade alimentar amazônica – peixes, caça, frutas e hortaliças – impacta a saúde das populações tradicionais, apresentando evidências no contexto de nutrição, contaminação por metais pesados e presença de plásticos. Também exploraremos como esses alimentos podem ser melhor aproveitados para promover saúde, por meio da integração entre pesquisa interdisciplinar, conhecimentos tradicionais, políticas públicas, educação alimentar e nutricional e culinária regional”, explica Tregidgo.
A atividade será transmitida via plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/88213133635?pwd=vStBipkUNyMb2gqWxpxibN86a5R873.1 utilizando ID da reunião (882 1313 3635) e senha de acesso (641852). A palestra terá como mediador, o pesquisador do ILMD / Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, chefe do Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia (LEGEPI).
SOBRE O PALESTRANTE
Graduado em Ciências Biológicas pela Lancaster University, Daniel é mestre em Ecologia e Gestão Ambiental pela University of York e doutor de dupla-titulação em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Lancaster University. Realizei pós-doutorado na UFLA.
É pesquisador no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Há mais de uma década, trabalha com o estudo interdisciplinar de segurança alimentar e ecologia em comunidades tradicionais da Amazônia, em estreita colaboração com nutricionistas, químicos ambientais, gestores ambientais, profissionais de saúde e as comunidades tradicionais.
Sua pesquisa busca entender, como o consumo da sociobiodiversidade afeta a segurança alimentar dessas populações, com foco atualmente na medição de micronutrientes e mercúrio em táxons e regiões negligenciados.
CENTRO DE ESTUDOS
O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.
Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.
ILMD Fiocruz Amazônia, Por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento, ILMD Fiocruz Amazônia



