Fiocruz Amazônia e Semsa Manaus celebram o Dia D da Vacinação com mais uma edição de sucesso do Fiocruz Pra Você e um total de 485 doses aplicadas

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou mais uma edição de sucesso do Fiocruz Pra Você. Este ano, o evento aconteceu das 8h às 12h, com a sede da Fiocruz Amazônia, em Manaus, de portas abertas para a comunidade, neste sábado, 18/10, Dia D da Vacinação do Ministério da Saúde. A ação, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Manaus, conseguiu aplicar um total de 485 doses de pelo menos oito tipos diferentes de vacinas pertencentes aos calendários infanto-juvenil e adulto, contribuindo assim com a realização da campanha na cidade, que contou com 147 salas de vacinação.

“O objetivo este ano foi alcançado. Com a valiosa parceria da Semsa, realizamos a festa da vacinação e, também, conseguimos mostrar um pouco da Ciência que é produzida na Fiocruz e a importância das pesquisas em saúde para nossas vidas”, comemorou a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes. A estimativa é de que mais de 500 pessoas tenham circulado pela Fiocruz Amazônia, nesta manhã de sábado. A atividade envolveu, ao todo, 125 voluntários, entre servidores, alunos de pós-graduação, iniciação científica e bolsistas, que estiveram distribuídos entre as mostras científicas, recepção dos visitantes, preparação e distribuição de lanches, além do apoio à equipe de vacinação, formada por 11 profissionais de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr Luiz Montenegro.

“É uma alegria poder contribuir com a vacinação em Manaus, mas também informar com Ciência, com música, atividades lúdicas. Foi um dia muito feliz para toda a comunidade do ILMD/Fiocruz Amazônia e para toda a comunidade que veio nos visitar”, reforçou Stefanie. A festa da vacinação contou brincadeiras, batalha de rimas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e grafitagem com a equipe da coordenação regional Norte da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), da Fiocruz. Além de experiências científicas, o evento também contou com o lançamento da décima edição da Fiocruz Amazônia Revista, ferramenta importante de popularização da ciência produzida pela unidade regional.

O Fiocruz Pra Você acontece anualmente em todas as unidades da Fiocruz no País. Além de estimular a vacinação, tem como finalidade apoiar também a divulgação científica. “O evento traz a oportunidade de mostrar na prática que vacinas salvam vidas e são resultado do trabalho incansável de cientistas, demonstrando a importância da popularização da ciência”, observa a vice-diretora de Pesquisa e Inovação, Michele El Kadri, referindo-se às exposições científicas que chamaram bastante atenção do público.

Um dos trabalhos científicos apresentados foi sobre Entomologia Médica, abordando o trabalho desenvolvido com os insetos em laboratório no ILMD/Fiocruz Amazônia. Elen Sabrina dos Reis Martins, mestranda do Laboratório Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA), explica que o objetivo foi mostrar os avanços obtidos em cada linha de pesquisa desenvolvida na unidade. “Nós trouxemos Aedes aegipty, flebotomíneos, culicoides, que são insetos de importância médica para a nossa região, além de mostrarmos para a comunidade os avanços que estamos tendo no trato desses insetos e o esforço de reproduzir em contexto laboratorial o habitat deles na natureza para que possam se desenvolver”, afirmou a voluntária.

De forma lúdica e dinâmica, a exposição mostrava quais as principais características dos insetos e como as pesquisas são desenvolvidas. A pequena Sofia Rebouças, 10 anos, ficou curiosa em aprender mais, enquanto aguardava sua dose de vacina. “Achei muito interessante essa iniciativa da Fiocruz de aliar ciência e vacinação, com tantos atrativos. Vi na televisão e quis trazer logo minha filha”, conta Adriana Rebouças, mãe de Sofia.

O evento também contou com a participação especial das crianças do Quilombo São Benedito, situado no bairro Praça 14, Zona Centro-Sul de Manaus. A líder quilombola Keila Fonseca, que já protagonizou campanha em favor da vacinação, desenvolvida por meio de projeto da Fiocruz Amazônia, em parceria com a USAID, trouxe crianças do quilombo urbano para se vacinar como forma de reafirmar a importância da resistência e o cuidado com a saúde da comunidade.O Quilombo de São Benedito é o primeiro e único território quilombola reconhecido na cidade de Manaus desde 2014.

“É um prazer estar aqui na Fiocruz com essa campanha do Dia D, que é muito importante para a imunização das nossas crianças. As vacinas contribuem para que elas tenham saúde, tenham vida e sejam salvas de doenças. Estamos todos muito gratos com essa campanha que prioriza a vida das crianças que vão sair daqui imunizadas e felizes. Vacinar é resistência”, destacou Keila,   

DESVENDANDO A CIÊNCIA

O Fiocruz Pra Você mobiliza os laboratórios de pesquisa do ILMD/Fiocruz Amazônia em torno do desafio de mostrar que é possível popularizar a ciência de modo criativo e inovador. Quem foi à edição do Fiocruz Pra Você 2025 conferiu de perto como é feito o trabalho desses laboratórios, a exemplo do Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), que levou jogos e dinâmicas criativas para falar sobre a morfologia das bactérias e como elas podem estar presentes em nossas.

“Utilizamos muitas cores e uma caixa escura, semelhante a um transiluminador, que demonstra como as bactérias podem ser vistas, reproduzindo o que acontece com as mãos quando não a higienizamos corretamente”, explica Luciete Almeida, responsável pelo Núcleo de Bacteriologia do DMAIS e voluntária do Fiocruz Pra Você. “Essa é uma forma que principalmente as crianças têm de ver que se não lavarem as mãos direito podem ter bactérias de origens diversas, causadoras de diversos tipos de doenças. Tudo com uma pegada colorida que as crianças adoram”, destacou Luciete, referindo-se às cores dos reagentes utilizados para as análises de amostras.

O pesquisador André Mariúba, responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do ILMD/Fiocruz Amazônia, conta que levou para o evento um experimento com Bactérias Fluorescentes. “Como trabalhamos com Biologia Molecular decidimos trazer uma ideia mais lúdica que chamamos de Aventura Molecular para as crianças que podem ver na prática bactérias fluorescentes, preparadas em laboratório, que podem ser visualizadas no aparelho transiluminador, que as crianças podem visualizar as bactérias fluorescendo sem causar mal algum. Trouxemos também algumas imagens de bactérias fluorescendo na microscopia de fluorescência e uma brincadeira para a criança descobrir se ela tem o DNA de cientista”, detalhou Mariúba.

Além da Semsa-Manaus, o Fiocruz Pra Você 2025 contou com o apoio da Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Cosama e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amaazonas (Fapeam).

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa