PPGBIO-Interação abre processo seletivo ao Mestrado e avisa: isenção do pagamento da inscrição deve ser solicitada nos dias 20 e 21/10

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) abriu o processo de seleção pública de candidatos ara ingresso no curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação). O processo integra a Chamada Pública No 010/1025 e oferece 17 (dezessete) vagas, para ingresso em março de 2026, devendo o candidato, quando do preenchimento do Formulário de Inscrição Complementar (ANEXO III), escolher uma das duas linhas de pesquisa do Programa. As inscrições começam na quarta-feira, 22/10.

O pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição deve ser encaminhado para o e-mail mestradoppgbo@fiocruz.br . O envio da solicitação deve anteceder o da documentação de inscrição. O benefício contempla o candidato amparado pelo Decreto Federal nº 11.016, de 29 de março de 2022, que preencham pelo menos uma das seguintes condições: a) Candidato inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ou que comprove ser dependente de membro familiar beneficiário do CadÚnico; b) Candidato que for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal nº 11.016, de 29 de março de 2022, com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo (Comprovante do mês anterior ao da data da inscrição). c) Ter realizado doação de medula óssea em entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, nos termos da Lei nº 13.656/2018 e da Lei nº 6.759/2024; d) Ter realizado doação de sangue, nos termos da Lei nº 6.759/2024;

As vagas disponibilizadas estão distribuídas entre as duas linhas de pesquisa: Eco-epidemiologia das doenças transmissíveis; e Bioquímica, biologia celular e molecular de patógenos e seus hospedeiros. Para se inscrever, o candidato deverá apresentar a documentação solicitada no Edital.

SOBRE O PPGBIO-INTERAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro é curso strictu sensu que tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial.

O PPGBIO-Interação se enquadra na grande área em Parasitologia devido a pesquisa e ensino terem ênfase na eco-epidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro.

Estes diversos aspectos são os principais delineadores para escolha da área de concentração da Ciências Biológicas III, por esta ser uma área multidisciplinar e baseada no eixo bioquímica, genética, biológico, celular e molecular. Os alunos recebem uma formação em áreas estratégicas por sua importância e que precisam ser desenvolvidas no Estado.

ILMD/Fiocruz Amazônia

Foto: Arquivo / Fiocruz Amazônia