DASPAM lança chamada interna para programa institucional de doutorado sanduíche no exterior

O Instituto Leônidas & Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia, a Universidade Federal do Amazonas – UFAM e a Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Instituições associadas que compõem o Curso De Doutorado Acadêmico Em Saúde Pública Na Amazônia (DASPAM), por intermédio de sua Coordenação, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para a indicação de 1 (um) discente, por IES associada, à Primeira Chamada do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), no âmbito do Edital nº 17/2025, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As inscrições iniciam nesta segunda-feira, 15/9, e podem ser feitas até 19 de setembro de 2025.

Clique aqui para acessar o EDITAL.

O Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) tem por finalidade possibilitar que estudantes regularmente matriculados(as) em cursos de Doutorado Acadêmico ou Profissional da Fiocruz realizem estágio em Instituição de Ensino Superior estrangeira, retornando ao Brasil para integralização dos créditos e defesa da tese. O Programa oferece bolsas de estágio em pesquisa no exterior, alinhadas ao Plano de Internacionalização da Fiocruz, visando complementar os esforços dos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmicos, de ensino e de pesquisa no país.

Poderão se inscrever todos os discentes regularmente matriculados no DASPAM, que já tenha obtido aprovação no exame de qualificação ou ter cursado, pelo menos, o primeiro ano do Doutorado (2 semestres letivos concluídos). O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 22 de setembro de 2025

Será considerando selecionado apenas 1 (um) discente por IES associada, ao qual será indicado à CGE/VEIC para receber a bolsa, os demais discentes serão considerados suplentes e podem ser convocados somente em caso de desistência ou impedimento do candidato selecionado, em ordem de classificação, atendendo aos critérios estabelecidos nos itens 11.1 e 11.2. 12.2.

SOBRE O DASPAM

O curso tem como objetivo capacitar pesquisadores para exercitar análises críticas, utilizando, de forma integrada, conceitos e recursos metodológicos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais aplicadas à saúde, e de outras áreas conexas; Desenvolver modelos analíticos de processos de saúde/doença/cuidados, tomando como referência o quadro epidemiológico, econômico, sócio antropológico, histórico, biológico e ambiental no cenário regional e suas interfaces com os contextos nacional e internacional de globalização da Amazônia; contribuir, teórica e tecnicamente, para a formulação, implementação e gestão de políticas setoriais, bem como atuar, neste campo, na docência e na pesquisa.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes.

Imagem: Mackesy Nascimento