Fiocruz Amazônia realiza VII Workshop Estratégico da Educação e acolhida da 5ª turma do Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) por meio de sua Vice-Diretoria de Educação, Informação e Comunicação (VDEIC), realiza na próxima quarta-feira, 3/9, a partir de 9h30, no Salão Canoas, auditório da Instituição, o VII Workshop Estratégico da Educação. Em sua 7ª edição, o tradicional evento de acolhida aos discentes, irá receber a 5ª turma do curso de Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM), ofertado em associação com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O encontro potencializa o processo de integração dos discentes que ingressaram neste ano. Na ocasião, será feita uma apresentação da equipe de Ensino e, uma breve exposição dos serviços e fluxos, no intuito de auxiliar na inserção dos discentes, no contexto da pós-graduação e no acompanhamento de sua vida acadêmica. O evento tem como objetivo servir como acolhida neste contato inicial dos novos discentes com a Instituição.
O vice-diretor de Educação, Comunicação e Informação da Fiocruz Amazônia, Claudio Peixoto, falou sobre a importância do momento para os discentes. “É com grande satisfação que damos as boas-vindas aos novos alunos do Doutorado em Saúde Pública, fruto da parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O Workshop marca o início de uma jornada acadêmica desafiadora e enriquecedora, fundamentada na busca por conhecimentos e práticas inovadoras em Saúde Pública. A acolhida que oferecemos vai além de uma simples recepção; representa o começo de uma relação de apoio, crescimento acadêmico-profissional e compartilhamento de experiências e saberes”, fala.
Em cada edição são abordados temas específicos, relacionados ao funcionamento, missão, formas de apoio ao estudante, visando oportunizar que o novo estudante perceba a instituição de forma holística e, se insira de maneira mais apropriada, podendo usufruir de todas as assessorias e benefícios e, ao mesmo tempo melhor contribuir, a partir de suas pesquisas, com o propósito de promover melhorias na saúde e no fortalecimento do SUS.
“Aqui, os novos discentes terão a oportunidade de se aprofundar em temas relevantes e atuais da Saúde Pública, desenvolver pesquisas científicas inovadoras e contribuir para a melhoria da saúde da população amazônica. Nossa equipe está comprometida em proporcionar todo o suporte necessário para o êxito dos seus objetivos acadêmicos, profissionais e compartilhar essa jornada de aprendizado, crescimento e desenvolvimento. Sejam bem-vindos! Estamos aqui para apoiá-los em cada etapa dessa importante jornada, oferecendo um ambiente acadêmico inclusivo, estimulante e de sucesso”, destaca Cláudio Peixoto.
O DASPAM foi instituído com a missão de formar docentes e pesquisadores altamente qualificados para produção de conhecimento científico, acadêmico e tecnológico, comprometidos com a busca de soluções que possam contribuir com transformações sociais e as melhorias das condições de saúde e vida de populações na Amazônia. O curso tem como objetivo, capacitar pesquisadores para exercitar análises críticas, utilizando de forma integrada, conceitos e recursos metodológicos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais aplicadas à saúde, e de outras áreas conexas
Além disso, o DASPAM visa desenvolver modelos analíticos de processos de saúde/doença/cuidados, tomando como referência o quadro epidemiológico, econômico, socioantropológico, histórico, biológico e ambiental no cenário regional e suas interfaces com os contextos nacional e internacional de globalização da Amazônia, bem como contribuir, teórica e tecnicamente, para a formulação, implementação e gestão de políticas setoriais, bem como atuar, neste campo, na docência e na pesquisa.
“A participação dos discentes é vital para o início dos estudos neste doutorado. É de suma importância conhecer os regulamentos que irão reger os próximos anos de estudos. Vale ressaltar, que fazer um doutorado não se limita a meramente cursar as disciplinas e desenvolver uma tese. Viver o dia a dia de uma instituição como a Fiocruz, que todos os dias oferece oportunidades de desenvolvimento e conhecimento, é aproveitar uma chance de ouro e poder proporcionar a si mesmo uma jornada acadêmica extremamente rica”, explica Eduardo Garcia, Chefe do Serviço de Secretaria Acadêmica (SECA).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
09H30 – Apresentação do Vice-diretor de Educação, Informação e Comunicação (VDEIC) do ILMD/Fiocruz Amazônia
10h – Apresentação da Secretaria Acadêmica – SECA
10H30 – Apresentação da Pós-Graduação – POSGRAD
11h – Apresentação da Biblioteca – BTCA
*Intervalo para almoço
14h – Apresentação da Comissão de Biossegurança – CiBio
15h – Apresentação do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT
16h – Apresentação da Associação de Pós-Graduandos – APG Fiocruz Amazônia
ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento.