Fiocruz Amazônia promove V Workshop Estratégico de Pós-graduação
A Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação (VDEIC) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), realizou nesta terça-feira, 22/10, o V Workshop Estratégico de Pós-graduação do Instituto. A atividade tem por objetivo, apresentar temas específicos, relacionados ao funcionamento, missão, formas de apoio ao estudante, visando oportunizar que o novo estudante perceba a instituição de forma holística e, se insira de maneira mais apropriada, podendo usufruir de todas as assessorias e benefícios, e ao mesmo tempo melhor contribuir, a partir de suas pesquisas, com o propósito de promover melhorias na saúde e no fortalecimento do SUS.
Ani Matsuura, Vice Diretoria de Pesquisa e Inovação em exercício, e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA), explicou o objetivo da atividade. “Esse workshop é considerado estratégico, pois a gente promove palestras que são essenciais para a vivência desses alunos aqui dentro do ILMD Fiocruz Amazônia. É o momento de acolher, mas também deles entenderem todo o funcionamento da instituição”, disse.
O Workshop tem ainda o intuito de manter os estudantes bem-informados, para que possam melhor desenvolver suas atividades, minimizando a perda de tempo na busca por apoio institucional e ainda, melhor usufruir das assessorias técnicas que podem alçar para desenvolver seus trabalhos com qualidade. Além disso, podendo desenvolver também produtos e processos inovadores que podem ser transferidos para o sistema de saúde e a sociedade.
Na oportunidade, os alunos do curso de Doutorado acadêmico em Saúde Pública na Amazônia, ofertado por meio de uma associação com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), puderam conhecer sobre as atividades desenvolvidas pela Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação (VDEIC/ ILMD Fiocruz Amazônia), através do Serviço de Secretaria Acadêmica (SECA); Serviço de Pós-Graduação (POSGRAD); Serviço de Biblioteca; Comissão de Biossegurança; Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT); Associação de Pós-Graduação (APG), bem como participaram de uma conversa sobre “Fontes de informação eletrônica para a área da saúde”.
Para o chefe do Serviço de Secretaria Acadêmica (SECA), Eduardo Garcia, a ação possibilita aos alunos, o conhecimento de ferramentas e serviços que serão usados durante a experiência acadêmica vivenciada na Fiocruz Amazônia. “Essa é nossa acolhida às novas turmas de pós-graduação Stricto Sensu, em nossa Unidade. Começamos a fazer esse movimento em 2023. A gente elabora uma programação especial, entendendo que esse é um momento importante para a jornada acadêmica deles, pelos próximos quatro anos. É importante que eles conheçam quais são as instâncias que existem aqui, e o que eles podem acionar”, explica.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Os discente puderam conhecer em detalhes, as ações realizadas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Fiocruz Amazônia, que tem o objetivo de prospectar projetos de pesquisa para identificação de tecnologias e produtos que possam ser patenteados, assim como intermediar o contato entre pesquisadores, tecnologistas e a Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec/Fiocruz), para elaboração de pedidos para depósito de patentes e, acompanhamento do processamento das negociações, desde o depósito até a manutenção das patentes.
O NIT atua diretamente com os pesquisadores da Unidade, fornecendo-lhes orientações acerca de assuntos relacionados à propriedade intelectual e inovação em consonância com as políticas de gestão da inovação da Fiocruz e com o Programa de Inovação Tecnológica do ILMD/Fiocruz Amazônia.
COMISSÃO INSTITUCIONAL DE BIOSSEGURANÇA
Outro ponto abordado durante o evento, foram as práticas de biossegurança adotadas pela Fiocruz Amazônia, uma das prioridades institucionais, inseridas nas rotinas dos alunos que realizam atividades de campo, ou realizam pesquisas em laboratórios. Para orientar e incentivar as boas práticas e ações de biossegurança foi instituída a Comissão Interna de Biossegurança do Instituto – CIBio/ILMD (Portaria N. 003/2016-GAB/ILMD), subordinada à vice-diretoria de Pesquisa.
A CIBio/ILMD vem atuando para oferecer cursos e treinamentos que promovam a capacitação dos profissionais e a disseminação dos princípios da biossegurança no Instituto e nas instituições parceiras. Essas ações visam melhor atender as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e otimizar um conjunto de ações para prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.