Fiocruz Amazônia promove ações de popularização científica sobre saúde entre estudantes da rede municipal de ensino

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), promoveu na última terça-feira, 24/9, a roda de conversa intitulada “Fiocruz Amazônia vai à escola”. A atividade destinada à estudantes da educação básica, que antecede a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), visa propiciar aos estudantes, o contato com temas de saúde de relevância social, científica e tecnológica, por meio de atividades lúdicas e criativas.

Realizada no Parque das Tribos, maior bairro indígena do Brasil em homologação, localizado no bairro Tarumã Açu, a atividade reuniu alunos e professores das Escolas Municipais Prof. Waldir Garcia, e Santa Rosa II, visando promover maior integração entre a Fiocruz Amazônia e a comunidade. Durante a ação, os alunos tiveram de representar, através de desenhos, e outras atividades lúdicas, quais conceitos de saúde eles compreendem dentro suas respectivas realidades.

Segundo a assessora em gestão da Vice-Diretoria de Pesquisa e Inovação (VDPI – ILMD / Fiocruz Amazônia), Priscila Santana, a atividade proporciona uma reflexão sobre quais conceitos de saúde os alunos conseguem compreender. “Inicialmente, nosso objetivo principal é partir da compreensão da subjetividade de cada adolescente e criança sobre o conceito de saúde, partindo da ideia dos determinantes de saúde, como que vem essa compreensão subjetiva, relacionada ao que eles estão compreendendo o conceito de saúde. Por isso fizemos essa atividade, colocando-os para pensar, partindo dentro desses conceitos da própria realidade”, explica.

Para o professor Rivelino Bastos, a ação possibilita a evolução e desenvolvimento dos estudantes, através da troca de vivências em um novo ambiente. “É muito importante esse momento, pois os alunos vão para um ambiente diferente, podendo interagir com outros alunos de outras escolas. Essa aproximação é importante para que eles possam conviver com outro grupo, trazendo para eles a oportunidade de crescimento”, pontua.

Já a professora, Cleice Costa, destacou a importância do tema pautado pela atividade, diante do cenário de crises climáticas e ambientais enfrentados especialmente pela população amazonense, durante as últimas semanas. “Esse é um tema bem abrangente, que é pauta do nosso dia-a-dia, principalmente nas circunstâncias que a gente vive hoje, diante desse quadro de muitas queimadas, fumaça, doenças respiratórias e outras. Abordar esse tema de forma lúdica é extremamente importante, pois coloca cada uma dessas crianças diante de um questionamento. Diante de todas essas perspectivas, fica bem claro o quanto a gente precisa pautar nas nossas salas de aula, ou em todos os aspectos da sociedade, o que vai resguardar atualmente a nossa saúde”, avalia.

A atividade “Fiocruz Amazônia vai à escola” faz parte de um plano de ações da Instituição, que comtemplam os projetos “CiênciaPop: Fiocruz Amazônia na SNCT 2024”, “Fiocruz Amazônia: Três décadas de história reveladas através das experiências e contribuições inspiradoras das mulheres” e, “CiênciaPop ILMD/Fiocruz Amazônia: popularizando a ciência em saúde por meio de ferramentas digitais – Especial 30 anos”, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Edital de Apoio às Unidades Técnico-Científicas e aos Escritórios Regionais da Fundação, e da Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam) – Edital N. 003/2024 – POP C,T&I.

ILMD Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Fotos: Eduardo Gomes