Fiocruz Amazônia realiza Centro de Estudos sobre “Hesitáncia vacinal entre mães venezuelanas em Manaus-AM”

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoverá nesta sexta-feira, 27/09, a palestra intitulada “Entre o corpo e o afeto: Hesitância vacinal entre mâes venezuelanas em Manaus-AM”, a ser ministrada pela técnica em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Fabiane Vinente dos Santos, membro do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa), responsável por esta edição do Centro de Estudos.

O evento será transmitido via plataforma Zoom, pelo link  https://us06web.zoom.us/j/81727977106?pwd=hANeYMZMOTNQd7NxIHbvDk1JHjvH5T.1 (ID 817 2797 7106 e senha de acesso 818460), e terá como pesquisador moderador a pesquisadora do Lahpsa Katia Maria Lima de Menezes.

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas, Fabiane Vinente explica que a hesitância vacinal, descrita como relutância ou recusa à imunização contra uma doença imunoprevenível, constitui-se em um problema de saúde pública mundial, de causas complexas e multifatoriais. “No caso de pessoas atravessadas pela imigração, a hesitância vacinal é um dos fatores relacionados às baixas coberturas vacinais e à maior suscetibilidade a doenças preveníveis por imunizantes que caracterizam esta população”, afirma.

A palestra terá como foco um estudo de base etnográfica, parte de uma pesquisa comparativa desenvolvida em cidades de seis estados brasileiros e que explorou aspectos da hesitância vacinal entre mulheres venezuelanas em Manaus, Amazonas, no contexto do COVID-19, enfocando as subjetividades envolvidas nas justificativas para a não-vacinação e a noção de cuidado em sentido amplo.

SOBRE A PALESTRANTE

Técnica em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz, Fabiane Vinente é membro do Laboratório de História Políticas Públicas em Saúde na Amazônia (LAHPSA), professora titular do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família – Profsaúde. Tem experiência na área de Etnologia Indígena, Estudos de Gênero, Saúde e Migração Internacional e Saúde Indígena.

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa

Imagem: Mackesy Nascimento