Em parceria com a Fiocruz Amazônia, UEA realiza simpósio científico de integração em saúde coletiva na Amazônia
Pesquisadores do Instituto Leônidas & Marias Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), participam nos dias 10 e 11/10, do III Simpósio Científico de Integração em Saúde Coletiva na Amazônia: Pesquisa, Extensão e Inovação. O Evento é realizado pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (PPGSC/UEA), em parceria com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS) do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Fiocruz Amazônia.
O evento acadêmico e interinstitucional, pretende promover a integração de grupos de pesquisa nas áreas constituintes do campo da Saúde Coletiva na região Amazônica, visando fortalecer as redes de cooperação sociotécnica de pesquisa entre as regiões do país e corroborar com a solidariedade do conhecimento, articulando academia, serviços e movimentos da sociedade civil. As inscrições podem ser feitas até 30/9.
A organização espera receber docentes, discentes e pesquisadores das áreas da saúde coletiva, estudantes de pós-graduação e graduação dessas e de outras áreas afins, assim como os representantes de movimentos sociais. O simpósio reunirá instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento e associações científicas para compartilhar lições aprendidas como programa de pós-graduação stricto sensu na Amazônia Legal, destacando os avanços, limites e fortalezas. O intuito é contribuir na construção da agenda nacional de formação de recursos humanos de alto nível e de prospecção sobre inovações na pós-graduação na região Norte.
Na oportunidade, os pesquisadores discutirão temas relacionados aos princípios éticos-políticos-educativos do SUS, tais como interprofissionalidade, integralidade e intersetorialidade, articulando ciência, tecnologia e educação como base estratégica de comunicação pública e equidade no acesso a informações e direitos no SUS.
PROGRAMAÇÃO
Participará da mesa de abertura do evento, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA – ILMD / Fiocruz Amazônia), Ani Matsuura. Os pesquisadores, Fernando José Herkrath, coordenador do Laboratório de Situação de Saúde e Gestão do Cuidado de Populações Indígenas e outros grupos vulneráveis (SAGESPI) da Fiocruz Amazônia, e Bernardo Lessa Horta, pesquisador sênior visitante da Instituição, participarão da mesa de debate “Contribuições da saúde coletiva UEA para a agenda nacional de formação de recursos humanos de alto nível e de prospecção sobre inovações na pós-graduação na região Norte”.
Docente permanente do Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia, e coordenadora da turma fora sede do PPGVIDA, exclusiva para indígenas do Alto Solimôes, Luiza Garnelo, participará da mesa “Solidariedade na produção do conhecimento interdisciplinar em saúde coletiva na região amazônica: estratégias de comunicação pública e equidade no acesso a informações e direitos no SUS”.
Confira AQUI a programação
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE
A programação conta ainda com a realização da 9ª Reunião dos Conselhos Executivo e Consultivo da Biblioteca Virtual em Saúde Integralidade Brasil (BVS Integralidade). A atividade faz parte do planejamento de atividades do ano de 2024, e se insere nas comemorações alusivas aos 10 anos da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A ação visa o fortalecimento do trabalho em rede, do acesso aberto ao conhecimento e, do uso de tecnologias abertas de informação e comunicação, fortalecendo as ações pela integralidade em Saúde.