Fiocruz Amazônia apresenta pesquisa sobre monitoramento da qualidade da água de municípios amazonenses em workshop da Sema

As ações do “Projeto de Educação Ambiental em Comunidades Rurais do Estado do Amazonas: Uma proposta de pesquisa-ação para o monitoramento da qualidade da água”, desenvolvido pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), foram destaque do Painel 1 – “Práticas sustentáveis de cuidado da água”, do workshop “Água e Clima: Saberes da Amazônia”, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), nesta quinta-feira, 21/3, na sede do órgão, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, em alusão ao Dia Mundial da Água, 22 de março.

As atividades do projeto foram apresentadas pela coordenadora da pesquisa e chefe do Núcleo de Bacteriologia, do Laboratório Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS), Luciete Almeida, que, entre outras coisas, abordou o compromisso da Fiocruz Amazônia em conscientizar as comunidades tradicionais amazônicas, sobre o consumo da água potável e os riscos oferecidos pela contaminação hídrica.

“A Fiocruz Amazônia, além de pesquisar também tem por responsabilidade levar o conhecimento às comunidades, e trabalhar para que elas se conscientizem quanto ao consumo correto da água, a importância de ações simples e pontuais que amenizam o impacto da contaminação hídrica, além de orientar as prefeituras quanto à adoção de políticas públicas, que solucionem ou reduzam o consumo de água contaminada por estas comunidades”, pontuou Luciete, durante a explanação do projeto aos participantes do evento.

O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foi executado em comunidades rurais de 12 municípios amazonenses. Como forma de orientar os moradores, foram realizadas oficinas nas quais foram explicados a importância do consumo da água potável, os impactos da contaminação hídrica, o monitoramento da qualidade da água, formas de armazenamento dos recursos hídricos, além da distribuição de cartilhas sobre o tema, entre outras orientações.

“Os moradores das comunidades visitadas receberam cartilhas contendo orientações sobre a importância do consumo da água potável, por exemplo, dicas simples como o porquê de lavar as mãos ser algo essencial, por que lavar corretamente os vasilhames, a utilização correta do hipoclorito, ações simples, mas que são pontuais, para mudar a realidade destas pessoas”, observou a pesquisadora da Fiocruz Amazônia.

O moderador do painel, o professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Thiago Flores dos Santos, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo laboratório DMAIS, no que se refere à conscientização sobre o consumo da água potável.

“Pesquisas como esta são essenciais não apenas para auxiliar as comunidades, mas para orientar o poder público sobre medidas e melhorias para estas populações”, comentou.

INICIATIVAS

O evento também contou com as palestras sobre o projeto “Escola D’água”, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que em parceria com a Swarovski, desenvolve atividades na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Purus; o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), coordenado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que monitora a qualidade hídrica dos municípios amazonenses; e o Remada Ambiental, que realiza atividades voluntárias de coleta de resíduos sólidos, na área urbana de Manaus, em especial no Tarumã-Açu.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Síntia Maciel

Fotos: Síntia Maciel