Fiocruz Amazônia apresenta proposta de projeto à Semsa Manaus voltado às populações da zona ribeirinha

Um projeto de pesquisa na área de saúde básica, voltado aos moradores dos territórios ribeirinhos de Manaus, foi o tema da pauta debatida durante visita realizada nesta terça-feira, 6/2, à tarde, por uma comitiva liderada pela diretora do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, à secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Acompanhada dos vice-diretores de Pesquisa e Inovação, Michele El Kadri; de Gestão e Desenvolvimento Educacional, Aldemir Maquiné; e de Ensino, Rosana Parente; além do chefe do Laboratório de Situação da Saúde e Gestão do Cuidado de Populações Indígenas e outros Grupos Vulneráveis (Sagespi), o pesquisador Fernando Herkrath, a diretora da Fiocruz Amazônia apresentou a proposta de um convênio, para a execução do projeto, via Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa.

“A nossa proposta é trabalhar a Atenção Básica junto aos moradores dos territórios ribeirinhos, tanto do rio Negro quanto do rio Solimões, e estamos alinhando esta parceria com a Semsa, para a execução de uma emenda parlamentar do senador Eduardo Braga, destinada para a saúde em Manaus”, destaca Stefanie.

O projeto, via convênio entre a Fiocruz Amazônia e a Semsa, conforme a diretora, a princípio irá verificar os fatores de riscos das populações ribeirinhas para doenças cardiovasculares. Entre as ações a serem executadas estão previstas uma pesquisa com pessoas maiores de 18 anos, aferição de glicemia e de pressão, preenchimento de um questionário para auxiliar nos dados de verificação da saúde desses moradores para doenças crônicas.

“Sabe-se que há um adoecimento por doenças crônicas, um aumento de doenças crônicas também nas populações ribeirinhas, que também mudaram os seus hábitos de vida consumindo mais industrializados, e não mais produtos de subsistência da região, como pescados e mandioca, por exemplo. Então essa mudança de hábitos também acelera o desenvolvimento de doenças”, explica Stefanie Lopes, além de chamar a atenção para o fato de que outros levantamentos deverão ser realizados nestas áreas, a exemplo da qualidade de água e de doenças infecciosas nessas populações.

Segundo Stefanie, o ILMD/Fiocruz Amazônia também pretende oferecer capacitação aos profissionais de saúde da atenção primária destas localidades. “Essa proposta é muito bem-vinda, porque mostra o compromisso da Fiocruz Amazônia com a pesquisa, com o atendimento e o cuidado para com os nossos ribeirinhos”, observa a titular da Semsa Manaus, Shadia Fraxe.

REFERÊNCIA

A parceria entre a Fiocruz Amazônia e a Semsa, na área da Atenção Báscia, já se dá por meio do Projeto Comunitário de Saúde Santa Maria, desenvolvido pelo Laboratório Sagespi. Realizado na comunidade ribeirinha Santa Maria, situada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, a 57 quilômetros da área urbana de Manaus, o projeto tem por objetivo promover a construção coletiva de políticas públicas de saúde, por meio de tecnologias sociais.

Em novembro de 2023, os resultados das etapas iniciais das ações voltadas para a promoção da saúde na comunidade ribeirinha foram apresentados no salão Canoas, pelos próprios ribeirinhos, que foram responsáveis pelo levantamento histórico e o mapeamento georreferenciado do território, além de terem sido elencadas as prioridades em saúde, que fizeram parte da fase inicial do estudo. Nas próximas etapas será desenvolvido um plano de ação conjunto, que envolverá discussão e tomada de decisões conjuntas entre comunidade e os diversos atores que atuam na localidade, incluindo os gestores e profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família Fluvial. O projeto está previsto para encerrar em julho de 2024.

— — —

Texto – Síntia Maciel (ILMD/Fiocruz Amazônia)

Fotos – Síntia Maciel (ILMD/Fiocruz Amazônia)