Stefanie Lopes é empossada diretora da Fiocruz Amazônia

A pesquisadora Stefanie Costa Pinto Lopes foi empossada no cargo de diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD) Fiocruz Amazônia nesta quarta-feira, 7/2, em uma cerimônia realizada no salão Canoas, na sede da instituição, localizada no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, e que contou com a presença de várias autoridades das áreas de educação, pesquisa, tecnologia e saúde, que atuam no Estado.

A cerimônia também marcou a posse dos novos vice-diretores do ILMD/Fiocruz Amazônia, Michele Rocha de Araújo El Kadri (Pesquisa e Inovação), Aldemir Lima Maquiné (Gestão e Desenvolvimento Educacional) e Rosana Cristina Pereira Parente (Ensino, Informação e Comunicação), que juntamente com Stefanie estarão no comando da instituição no biênio (2023-2025).

Representando o presidente da Fiocruz, Mário Moreira, a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira Machado, participou do evento de forma remota, para empossar a nova diretoria da Fiocruz Amazônia. Na ocasião, Cristiani parabenizou a nova diretora da Fiocruz Amazônia, e sua equipe, além de desejar sucesso no comando da instituição.

Juntamente com Stefanie, compuseram a mesa da solenidade, o secretário executivo da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), Jeibi Medeiros; a diretora presidente da Fundação Hospitalar e Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), Socorro Sampaio; o diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Renato Marinho; a diretora de Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Sonja Farias; a secretária executiva adjunta de Políticas de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Carla Benvenuto; a assessora técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Fulgência Costa;  a chefe do departamento de Pós-graduação, da Fundação de Medicina Tropical Drº Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Katia Santana Cruz; a secretária de Saúde do município de Presidente Figueiredo, e também vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), Mariane Abreu;  a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Adriana Malheiros;  a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Patrícia Melchionna; e a líder indígena, Vanda Witoto.

Apoio

Bastante emocionada, em seu discurso de posse, Stefanie agradeceu a todos os presentes, tanto presencial quanto virtualmente, e que de alguma forma contribuíram para o processo eleitoral, que resultou na sua eleição, bem como no início de sua gestão à frente da Fiocruz Amazônia.

“Estendo este agradecimento a todos os colaboradores do ILMD/Fiocruz Amazônia que têm me apoiado desde o início e fazem esta instituição ser o que é. Espero devolver a confiança em mim depositada com muito trabalho e dedicação à instituição”, pontuou Stefanie, que também destacou os desafios em dar continuidade à expansão de todas as atividades, projetos e parcerias desenvolvidos pelo ILMD.

“Ao longo de seus 30 anos, o ILMD/Fiocruz Amazônia vem contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na área da saúde na Amazônia, na formação e qualificação de pessoas para atuarem no SUS e na área de CT&I, no suporte técnico e especializado aos serviços de saúde e na proposição e implementação de políticas públicas aplicadas à realidade regional. Hoje, eu, Michele, Rosana e Maquiné temos o desafio de ir além”, destacou.

O início de um novo ciclo, com as comemorações dos 30 anos de criação da Fiocruz Amazônia, que serão celebrados neste ano, também fizeram parte do discurso de posse da nova diretora, que conclamou os parceiros presentes a se mobilizarem com a captação de recurso para a construção da nova sede da instituição, na zona Centro-Oeste de Manaus, em um terreno cedido pelo Comando Militar da Amazônia (CMA).

“Revelo que nosso anseio é ter esta obra iniciada durante esta gestão, para que em breve possamos ocupar uma área planejada e adequada para o desenvolvimento de nossas atividades. Teremos uma estrutura de 14 mil metros quadrados em prol do desenvolvimento científico e tecnológico regional e da formação e qualificação de pessoas”, salientou.

Texto – Síntia Maciel (ILMD/Fiocruz Amazônia)

Fotos – Eduardo Gomes (ILMD/Fiocruz Amazônia)