Fiocruz Amazônia propõe aplicação de ferramentas matemáticas e estatísticas com aplicação em análises epidemiológicas de eventos incomuns em saúde

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) abriu o ano de 2024 com a realização do curso intitulado “Aplicação de Modelos Latentes Bayesianos para desfechos em saúde de baixa prevalência na população”,organizado pelo Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia (LEGEPI), em colaboração com o Professor e Pesquisador Erick A. Chacón Montalván, da “King Abdullah University of Science and Technology” (Kaust) e da “Universidad Nacional de Ingeniería” (UNI), sediadas na Arábia Saudita e Peru, respectivamente.

O curso contou com o apoio do Proep-Labs do ILMD/Fiocruz Amazônia (2023-2025) e aconteceu entre os dias 08 e 09/01, ministrado por Erick A. Chacón Montalván, doutor em Estatística e Epidemiologia pela Lancaster University (Inglaterra) e teve como objetivo proporcionar aos membros do Legepi e colaboradores externos interessados na temática, uma oportunidade para ampliar o leque de ferramentas matemáticas e estatísticas com aplicação em problemas que fazem parte do cotidiano de estudantes e pesquisadores que atuam em saúde coletiva, especialmente aqueles que atuam junto a pequenas localidades e amostras populacionais reduzidas.

O epidemiologista Jesem Orellana, chefe do LEGEPI, destacou a importância de iniciativas desta natureza, pois além de alinhadas aos principais objetivos do laboratório e de oportunizarem qualificação profissional avançada, buscam resolver problemas práticos como é o caso de estimações de problemas de saúde com baixa ocorrência em amostras ou populações de tamanho reduzido, em geral, com proporções amostrais inferiores a 5%. “Os métodos matemáticos e estatísticos tradicionais, mais conhecidos como frequentistas ou determinísticos, costumam ser problemáticos em amostras populacionais de tamanho reduzido e em situações em que a proporção ou prevalência do evento avaliado é baixa, algo bastante desafiador e relativamente comum em minorias étnico-raciais como indígenas e outros grupos vulneráveis, incluindo ribeirinhos e quilombolas, por exemplo”, explica Orellana.

Além de abordar aspectos introdutórios sobre modelos latentes e inferência bayesiana aplicados à saúde coletiva, o curso proporcionou detalhada discussão de problema prático em crianças amazônicas menores de 5 anos, o da ocorrência simultânea de desnutrição crônica (também conhecido como nanismo ou stunting) e excesso de peso (também conhecido como sobrepeso/obesidade ou overweight/obesity), problema conhecido como dupla carga de má nutrição no nível individual (double-burden of malnutrition). “Portanto, a iniciativa não apenas propõe uma abordagem alternativa para um problema prático, como também emerge em momento oportuno e de inegável impacto da crise climática sobre as condições de vida e nutrição de crianças amazônicas, sobretudo as que residem em regiões remotas de difícil acesso”, destaca Jesem.

A vice-diretora de Pesquisa e Inovação, Michele Rocha El Kadri, fez uma saudação ao professor Montalván destacando o mérito da iniciativa do LEGEPI e a importância a aplicabilidade prática das novas ferramentas para o propósito do ILMD/Fiocruz Amazônia, que é o de fazer Ciência e pesquisa, gerando conhecimento. “Apesar de criado há pouco mais de um ano (credenciamento do laboratório na Fiocruz Amazônia ocorreu em 2022), o LEGEPI vem apresentando uma produção expressiva de artigos científicos com publicação nas principais revistas especializadas do Mundo, que demonstram a consolidação do trabalho e internacionalização das parcerias técnico-científicas, sendo referência na produção de conhecimento”, afirmou El Kadri.

O epidemiologista ressaltou que o curso, em si, foi parte de uma agenda semanal de interações acadêmicas, incluindo atividade remota com a equipe de métodos do “Cidacs-Clima: Plataforma Climática e Ambiental do Cidacs”, do Instituto Gonçalo Moniz de Salvador-BA. A atividade ocorreu na manhã da quarta-feria, 10/01, e contou com a presença de cerca de 15 especialistas em clima e saúde. Foram discutidos aspectos metodológicos do artigo intitulado “Rainfall variability and adverse birth outcomes in Amazonia” (https://www.nature.com/articles/s41893-021-00684-9), liderado e com autoria principal do Dr. Erick A. Chacón Montalván e co-autoria do epidemiologista e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana.

Além de pesquisadores do LEGEPI – Jesem Orellana, Antônio Alcirley e Fernanda Fonseca – participaram integralmente do curso o bolsista do Legepi Alexandre da Silva Neto, bem como as colaboradoras e epidemiologistas Laísa Moreira e Francine Santos, da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), respectivamente.