Pesquisadora da Fiocruz Amazônia participa de solenidade de premiação da CAPES em Brasília

A pesquisadora em Saúde Pública Juliane Corrêa Glória, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), recebeu das mãos da presidente da CAPES, Mercedes Bustamente, e do representante da Dimensions Sciences (organização sem fins lucrativos dos EUA, parceira da CAPES), Márcio Alves Ferreira, o diploma de Melhor Tese de Doutorado, na categoria que premia teses realizadas por mulheres, na área de Biotecnologia, relacionada à inovação e empreendedorismo, dentro do Prêmio CAPES de Teses 2023. A solenidade ocorreu na tarde da quinta-feira, 14/12, em Brasília. Juliane Glória é Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnolocia (PPGBIOTEC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e teve como orientador da sua tese o pesquisador da Fiocruz Amazônia Luís André Mariúba, do Laboratório de Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas na Amazônia (DCDIA), do ILMD/Fiocruz Amazônia.

O Prêmio CAPES de Teses existe há 17 anos e tem como objetivo promover o reconhecimento nacional e internacional da produção acadêmica brasileira. Vem ao longo dos anos premiando as “mentes brilhantes” que contribuíram significativamente para o avanço científico brasileiro, sendo de extrema importância por compartilhar descobertas e inspirar as futuras gerações de pesquisadores. Os trabalhos selecionados tem os seguintes requisitos observados: originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, social e de inovação, qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, metodologia utilizada, qualidade da redação e estrutura e organização do texto. No total, concorreram 1.469 teses de doutorado, o maior número de participantes da história da premiação.

No total, 201 instituições concorreram, destas 49 foram premiadas e 98 receberam menções honrosas. A tese de Doutorado de Juliane busca por novos insumos e métodos para o diagnóstico de malária. “No decorrer do trabalho, exploramos técnicas em nanotecnologia, biologia molecular, imunologia aplicada e desenvolvimento de sensores eletroquímicos. Com isso, nós desenvolvemos um novo método de solubilização de nanotubos de carbono para que estes fossem utilizados como carreadores em imunizações de galinhas com peptídeos sintéticos de proteínas do parasita da malária”, explicou Juliane Glória, ao receber a notícia da premiação, em setembro. A patente referente ao desenvolvimento desse método foi depositada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), em 2018 e os resultados também foram publicados em uma revista internacional em 2020.

ILMD/FIOCRUZ AMAZÔNIA por Júlio Pedrosa