Nova coordenação discute planejamento de atividades do Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia

A nova coordenação do Programa de Iniciação Científica do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) promoveu a primeira reunião para integração, planejamento de atividades, desenvolvimento de calendário, estratégias e ações, envolvendo pesquisadores e demais colaboradores responsáveis pela execução do Programa. Neste primeiro encontro, a coordenação apresentou a composição do Comitê Executivo, formado por pesquisadores de diferentes laboratórios da Fiocruz Amazônia, que serão suporte ao desenvolvimento das ações de iniciação científica, promovidas pela Instituição.

Yury Chaves, coordenador do programa adiantou que nesta edição, os bolsistas passarão por um processo de adaptação, para conhecerem sobre o programa e, entenderem a dinâmica de como o PIC é realizado no ILMD. “A reunião foi pautada à agradecimentos a nova equipe do comitê executivo, composta principalmente por alunos que são da casa há muito tempo. Na ocasião, abordamos as metas que serão realizadas até janeiro de 2024, das quais foram abordadas, a semana de adaptação dos alunos de iniciação científica, em que serão abordados temas como: SUS; O que é o ILMD; O que é o Programa de Iniciação Científica; O que é o Núcleo de Inovação Tecnológica da Fiocruz; Biossegurança, entre outros”, destaca.

Segundo o coordenador, ao longo dos meses serão realizados outros treinamentos, como capacitação sobre divulgação e produção científica. “Pretendemos realizar um curso sobre escrita científica; desenvolvimento de artigos; relatórios; Confecção do Currículo Lattes e, também definimos algumas estratégica para a confecção dos relatórios parciais dos alunos, que serão estregues em janeiro”, explica.

O Comitê Executivo é presidido pela pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Amandia Braga, e composto por, Edilson soares, Andrea Beber, Jordam Pereira, Marla Alves, Ketlen Ohse, Fabiane Vinente e Marizete Duarte. Participa ainda do Grupo de Trabalho, a vice-coordenadora do PIC, Claudia Maria Rios Velasquez. Na oportunidade, o Comitê discutiu ainda sobre a participação dos alunos de iniciação científica, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento nacional organizado anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), onde a Fiocruz Amazônia promove atividades de popularização da ciência, como palestras, oficinas, painéis, exposições, visitas técnicas e rodas de conversa.

SOBRE O PIC

O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia;  estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.