Fiocruz Amazônia é parceira do XI Simpósio Nacional de Geografia da Saúde 2023

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) juntamente com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e outras instituições de saúde, ensino e pesquisa do Amazonas e do Brasil estão organizando o XI Simpósio Nacional de Geografia da Saúde 2023 (XI Geosaúde), que ocorrerá no período de 5 a 9 de novembro, em Manaus (AM). O tema central que norteará as discussões será “Amazônia, fronteiras e escalas geográficas na análise da saúde”. Além da interação com convidados estrangeiros e do Brasil, os congressistas terão a oportunidade de participação em minicursos, mesas redondas, apresentações de trabalhos, exposições, premiações, atividades de campo, lançamento de livros e reunião de articulação com a associação Geosaúde.

A coordenação-geral do evento está a cargo do geógrafo e doutor em Geografia Humana, pela USP, Isaque dos Santos Sousa, docente do curso de Geografia da Escola Normal Superior da UEA. A vice-coordenação é do doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pesquisador da Fiocruz Amazônia Jesem Orellana, chefe do Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia (LAGEPI). As comissões organizadora e científica do XI-Geosaúde também contam com a contribuição da diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Schwartz Benzaken e da chefe substituta do LEGEPI Fernanda Rodrigues Fonseca.

Os debates a serem realizados no evento terão eixos temáticos abordando a Epistemologia, ensino e abordagens conceituais em Geografia da Saúde; Ciência da Informação Geográfica, Vigilância em Saúde e o uso das Geotecnologias; Políticas de Saúde, Acessibilidades e Segurança Alimentar; Urbanização, Vulnerabilidades e Questões de Gênero; além de Saúde, Diversidade Cultural e os Saberes dos Povos Originários. O evento será realizado na Escola Normal Superior (ENS) da UEA e as inscrições com desconto máximo só poderão ser efetuadas até 30 de junho (próxima sexta-feira). Os trabalhos (formato de artigo) podem ser submetidos até 10 de agosto, sendo que os aprovados serão publicados em revistas científicas brasileiras indexadas.

Jesem Orellana destaca que o XI Geosaúde é uma oportunidade ímpar para que estudantes, pesquisadores e sociedade, de forma ampla, possam refletir acerca de desafios amazônicos, conhecidos e novos. “Desafios como a pandemia de Covid-19 e seus efeitos residuais de médio e longo prazo e, sobretudo, a inadiável necessidade de atuação no combate às mudanças climáticas, em particular na Amazônia, palco de inédita degradação socioambiental nos últimos anos”, comenta o epidemiologista. Segundo ele, o evento não apenas tem o potencial de fomentar a ampliação das nossas redes de cooperação local, regional, nacional e internacional, “mas também de oportunizar a emergência ou a consolidação do protagonismo de atores locais que conhecem ‘por dentro’ a multifacetada e complexa realidade amazônica, mas que, historicamente, tem sido pobremente considerados na formulação e implementação de políticas públicas pensadas para a Amazônia.” Fernanda Fonseca afirma que as expectativas em relação ao Simpósio Nacional de Geografia da Saúde são de que possa congregar a comunidade técnico-científica e fortalecer a rede de pesquisadores e profissionais interdisciplinares, trazendo temas atuais sobre o entendimento dos processos de saúde e doença. “Trata-se de uma conferência bianual, cujo foco este ano é o contexto Amazônico. Portanto, esperamos que os debates abordem os desafios e perspectivas de análises em saúde na Amazônia”, salientou. Para se inscrever, clique no link a seguir: https://www.even3.com.br/xi-simposio-nacional-de-geografia-da-saude-303727/