Fiocruz Amazônia participa de XX Congresso Mundial de Sociologia na Austrália

A Fiocruz Amazônia participa do XX Congresso Mundial de Sociologia, promovido pela Associação Internacional de Sociologia (ISA), na Austrália. O evento teve início neste domingo (25/06), indo até 1º de julho, no Centro de Convenções de Melbourne, com uma variedade de trabalhos que serão apresentados em mostras acadêmico-cientificas e mesas-redondas, tendo como tema “Ressurgimento do Autoritarismo: A Sociologia dos Novos Conflitos de Religiões, Política e Economia”. Representando a Fiocruz Amazônia, a pesquisadora Michele Rocha El Kadri, chefe do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia. Ela apresentará os resultados do estudo “Covid-19 and Mental Health Among Indengenous Peoples of The Brasilian Amazon”, resultado do projeto CAP – Conhecimento, Atitudes e Práticas em Saúde Mental e Enfrentamento à COVID-19, entre jovens indígenas da Amazônia Brasileira, de 2021; O projeto foi realizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

Coordenadora-geral do projeto, Michele El Kadri destaca que o estudo subsidiou o desenvolvimento do curso Bem Viver de Saúde Mental Indígena, em 2021. Segundo ela, a participação no congresso é também uma oportunidade para prospectar parcerias para ensino e pesquisa na Fiocruz Amazônia. Além de apresentar os resultados do trabalho desenvolvido na Amazônia, em painel na quinta-feira (29/06), a pesquisadora irá medias duas mesas-redondas sobre os temas Covid-19 e doença mental: uma perspectiva sindêmica e estrutural (Covid-19 and Mental Illness: A Syndemic & Estructural Perspective) e Modelos de problemas de saúde mental (Models of Mental Health Problems).

Michele El Kadri é pesquisadora em Saúde Pública na Fiocruz Amazônia. Com Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), ela é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atuou como Coordenadora Psicossocial pela Friends in Global Health da Vanderbilt University (Tennessee, EUA) em Moçambique e integrou o Comitê Gestor da Rede Emergencial em Saúde Mental na pandemia COVID-19 do Amazonas (2020-2022). Realiza pesquisas em Atenção Primária à Saúde, Pesquisa Social Qualitativa, Saúde Pública no contexto específico da Região Amazônica. Atualmente, coordenada o Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), com linhas de pesquisa na área de História da saúde, Território e Políticas de Saúde na Amazônia, Modelos de Atenção e Gestão do Trabalho em Saúde.