Fiocruz Amazônia recebe comitiva da USAID para discussão sobre projetos e cooperações futuras

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) recebeu, no último dia 2/06, a visita de representantes da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC-EUA), com o objetivo de conhecer, de forma mais ampliada e detalhada, projetos desenvolvidos pela Fiocruz Amazônia nas áreas de One Health, Saúde Coletiva, Educação em Saúde e Ciências Ômicas. A comitiva foi recebida pela diretora substituta da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, juntamente com pesquisadores da instituição que coordenam projetos de pesquisa nas áreas de interesse da agência norte-americana. Além disso, foram recepcionados de modo on line pela diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Schwartz Benzaken, que esteve há cerca de um mês no escritório da USAID em Brasília, apresentando propostas para o desenvolvimento de projetos em parceria com as agências.

A visita da delegação da USAID a Manaus dá continuidade aos contatos iniciados, em abril, pela diretoria do ILMD, com foco na implantação de projetos como o de modernização de laboratórios, a exemplo da aquisição de um espectômetro de massas de alta resolução e massa exata visando incorporar novas abordagens tecnológicas para pesquisa, desenvolvimentos e inovação, especialmente relacionadas às doenças infecciosas emergentes, reemergentes e negligenciadas na região amazônica; identificação de doenças e patógenos circulantes em animais silvestres antes que atinjam a população (One Health), por meio da implantação de um biobanco da vida silvestre na Fiocruz Amazônia; doenças não-comunicáveis em populações ribeirinhas, e educação em saúde através do projeto EducaSUSAmbiental, para qualificação de profissionais da Educação dos municípios amazônicos em agravos de saúde pública.

Os projetos foram apresentados pelos pesquisadores da Fiocruz Amazônia Fernando Herkrath (Laboratório SAGESPI – Situação de Saúde e Gestão do Cuidado de Populações Indígenas e outros grupos vulneráveis), Priscila Aquino (DMAIS – Diversidade Microbiana da Amazônia com Importância para a Saúde), Alessandra Nava (EDTA- Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia), a vice-diretora de Ensino, Comunicação e Informação, Rosana Parente, e a professora da Universidade Federal do Amazonas, Olívia Simão. A diretora substituta da Fiocruz Amazônia destacou a importância dos investimentos na área de pesquisa para a região amazônica e a capacidade instalada do ILMD/Fiocruz Amazônia em realizar projetos de pesquisa científica e de impacto social, a exemplo do Projeto Amazônia: Ciência e Solidariedade no Enfrentamento à COVID-19, desenvolvido nos últimos 12 meses por meio de parceria entre a Fiocruz Amazônia, USAID, NPI Expand, Sitawi Finanças para o Bem, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde dos Estados do Amazonas e Rondônisa (Cosems AM e RO).

A comitiva visitante foi composta por quatro representantes do escritório da USAID e CDC em Washington – Lisa Kramer (Global Health), Reena Shukla, Alison Kelly e Carlos Zambrana Torrelio –, Ana Paula Mendes (oficial de Programas da USAID no Brasil) e Bernardo Portela (Especialista em Gestão e Finanças).

Falando em nome da comitiva, a oficial de Programas da USAID no Brasil, Ana Paula Mendes, agradeceu a acolhida e considerou importante o contato direto com os pesquisadores para uma visão geral dos projetos. “A USAID tem trabalhado para expandir os programas para países da América Latina. A Fiocruz é, sem dúvida, uma grande parceira em potencial na execução de projetos”. A visita contou ainda com a participação da líder da equipe Nacional da NPI Expand, Nina Best, juntamente com Rachel Soeiro e Gabriel Côrtes.