Palestra do Centro de Estudos vai destacar abordagem metagenomica e suas aplicações na área clínica

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 5/5, às 10h, a palestra “Metagenoma na elucidação da epidemiologia de doenças fúngicas: do meio ambiente ao paciente”, a ser ministrada pela pesquisadora Maria Eduarda Grisolia, Doutora em Processos Biotecnológicos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A apresentação terá como moderadora, Ani Beatriz Jackisch Matsuura, pesquisadora do Laboratório de Diversidade Microbiana da Amazônia da Fiocruz Amazônia.

Na oportunidade, a pesquisadora irá fazer uma breve contextualização sobre a abordagem metagenomica e suas aplicações na área clínica, além de explicar como aplicar esta ferramenta na investigação ambiental por agentes de doenças fúngicas. A apresentação acontecerá no formato on-line, e pode ser assistida por meio do link de transmissão ( https://us06web.zoom.us/j/84015466810?pwd=SUNTT3VQSkNVM1FKeXBBMDZMTjBUQT09 ), utilizando ID da Reunião (840 1546 6810) e senha de acesso (391922).

SOBRE A PALESTRANTE

Maria Eduarda Grisolia é graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Mestrado em Saúde Pública pelo ILMD/Fiocruz Amazônia e, doutora em Processos Biotecnológicos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente está em pós-doutirado na UFPR, onde trabalha com análises epidemiológicas que quantificam a presença de carga viral de SARS-COV-2 em estações de tratamento de esgoto.

Ao longo do processo de formação se aperfeiçoou em Micologia, com ênfase em Bioinformática, atuando em Gênomica e Metagênomica, além disso tem experiência de trabalho em culturômica, epidemiologia molecular, ensaios de susceptibilidade a antifúngicos e diversidade microbiana.

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde. Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

Nesta temporada, as palestras passam a ser moderadas pelos laboratórios de pesquisa da Instituição. A todo, 16 sessões devem ocorrer durante o ano de 2023, comtemplando as áreas de biodiversidade e sociodiversidade.