Resultado de projetos finalizados e novas pesquisas são apresentadas ao Comitê de Acompanhamento do Programa de Excelência em Pesquisa do ILMD FIOCRUZ AMAZÔNIA

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou durante dois dias (27 e 28/05) o Seminário de Avaliação e Acompanhamento do Programa de Excelência em Pesquisa Básica e Aplicada em Saúde dos Laboratórios (PROEP-LABS/ILMD FIOCRUZ AMAZÔNIA), com a finalidade de apresentar os resultados dos projetos que participaram da primeira chamada do Programa, referente ao biênio 2020/2022, bem como os novos projetos aprovados na Chamada N. 025/2022 – PROEP-LABS/ILMD FIOCRUZ AMAZÔNIA – Edição 2023/2025. O PROEP-LABS/ILMD FIOCRUZ AMAZÔNIA visa à promoção da excelência na pesquisa, inovação e o desenvolvimento tecnológico em saúde nos Laboratórios de Pesquisa do Instituto e conta com a colaboração de um Comitê de Seleção e Acompanhamento, formado por pesquisadores sêniores de outras unidades da Fiocruz e de instituições de pesquisa do Amazonas e do país. O PROEP-LABS/ILMD FIOCRUZ AMAZÔNIA atende as Teses e Diretrizes estabelecidas no IX Congresso Interno da Fiocruz, que teve Relatório Final aprovado em 31/03/2022.

No total, a nova edição do PROEP/LABS teve sete propostas aprovadas, envolvendo os laboratórios do ILMD/Fiocruz Amazônia: História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA); Diversidade Microbiana na Amazônia com Importância para a Saúde (DMAIS); Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas na Amazônia (DCDIA); Situação de Saúde e Gestão do Cuidado de Populações Indígenas e Outros Grupos Vulneráveis (SAGESPI); Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB); e Modelagem em Estatística , Geoprocessamento e Epidemiologia (LEGEPI).

O evento contou com a participação de pesquisadores de cada um desses Laboratórios e colaboradores das pesquisas, bem como dos membros externos que integram o Comitê de Seleção e Acompanhamento, a exemplo do pesquisador Fábio Trindade Maranhão Costa, coordenador de Ações Internacionais do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Para Fábio, todo tipo de avaliação requer um olhar crítico e construtivo, sendo importante a participação de membros externos no Comitê, trazendo pontos de vista de outras instituições. “A diversidade e a multidisciplinariedade acrescentam muito na missão do Comitê de acompanhar, ajudar nas avaliações e sugerir novas estratégias, logicamente sempre pensando no crescimento do Programa”, afirmou. Entre as recomendações sugeridas, está ampliar a participação dos corpos docente e discente como forma de potencializar o investimento feito no Programa. “Poucas instituições conseguem ter uma verba interna para apoiar projetos de pesquisa num volume como o que está sendo aportado aqui (R$ 3,9 milhões). Portanto, a ideia da avaliação e acompanhamento contínuo é importante entendermos o impacto das atividades e o que pode ser melhorado para aumentar esse impacto”, afirmou o pesquisador.

A partir do êxito alcançado ao longo de suas edições, o PROEP hoje se constitui como um Programa Institucional Estratégico compondo o portifólio de programas perenes estruturantes juntamente com o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica e o Programa Visitante Sênior da Fiocruz. “Com os investimentos do PROEP tem sido fortalecida a estrutura de pesquisa nos Laboratórios da Instituição, garantindo sustentabilidade de projetos de longo prazo, incentivando a produtividade, alavancando a captação de novos recursos e a avaliação contínua de desempenho, contribuindo com o compromisso de excelência em pesquisa do Instituto”, afirma a Vice-diretora de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes.

Segundo Stefanie, o Seminário foi extremamente positivo, à medida em que permitiu a observação dos resultados da edição anterior do PROEP 2020/2022 – resultados esses que já haviam sido apresentados em relatório prévio – mas que, apresentados oralmente pelos coordenadores, trazem sempre elementos novos e a possibilidade de visibilidade e diálogo com toda a Unidade. “O evento permitiu que cada Laboratório pudesse enxergar o que é desenvolvido no Laboratório do colega, permitindo proposições e vislumbrando possíveis futuras parcerias entre laboratórios e, também, um momento de refletir sobre a missão institucional da Fiocruz Amazônia, afinal é um recurso institucional aportado para pesquisa da nossa instituição, que serve como contrapartida para diversas agências de fomento”, explicou a Vice-diretora.

Também membro do Comitê de Seleção e Acompanhamento do PROEP, o pesquisador sênior da Fiocruz Amazônia, Bernardo Bessa Horta, explica que o Programa aloca um importante recurso para os laboratórios da Fiocruz Amazônia, com edital específico, garantindo o desenvolvimento de várias atividades de pesquisa. “Nas apresentações feitas durante o Seminário, tivemos resultados bem visíveis tanto no que diz respeito ao impacto científico como também aos impactos sociais das atividades e o Comitê é importante na medida em que acompanha e valida todo o processo”, comentou.

Gisely Cardoso de Melo, pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, integra o Comitê e enxerga no PROEP uma oportunidade de investimento única na busca pela excelência da pesquisa. “Ultimamente, temos poucos investimentos na área de pesquisa. O PROEP vem valorizar o pesquisador e alavancar o seu Laboratório e grupo de pesquisa, propiciando uma pesquisa de maior excelência. Considero importante também para eles conhecerem os projetos e terem um feedback do que estão fazendo. Esse grupo avaliativo colabora para que possamos discutir melhor os resultados apresentados”, observou.

Stefanie Lopes destacou que a nova edição 2023/2025, do PROEP/LABS ILMD FIOCRUZ AMAZÔNIA começou em janeiro de 2023 e, com apenas quatro meses de execução, já teve resultados apresentados no Seminário, “o que demonstra a qualidade do desenvolvimento dos trabalhos dentro dos grupos de pesquisa e que puderam ser observados pelos pesquisadores, num momento oportuno para visualizarmos o que vem sendo feito aqui na Fiocruz Amazônia”, finalizou