Fiocruz Amazônia trabalha na finalização da planta arquitetônica da nova sede da instituição em Manaus

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) trabalha na finalização da planta arquitetônica da nova sede, que deverá ficar localizada na Avenida São Jorge, bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus, em área oficialmente cedida pelo 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), do Exército. Uma maquete com a primeira proposição de projeto arquitetônico, feito pela empresa cearense Architectus S/S Arquitetura e Engenharias – especializada em projetos integrados, planos urbanísticos e gerenciamento de obras, com atuação nacional – foi apresentada oficialmente aos servidores, em reunião presencial e com transmissão on line para que toda a comunidade do ILMD/Fiocruz Amazônia pudesse, pela primeira vez, visualizar como ficará a nova sede e contribuir com sugestões ao projeto. A apresentação foi feita por representantes da empresa e da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (COGIC) da Fiocruz.

A proposta apresentada é a de um prédio funcional, com cinco andares e capacidade para concentrar todos os laboratórios de pesquisa da Fiocruz Amazônia, ocupando uma área de 14.512,80 metros quadrados, com possibilidade para futuras ampliações. “A perspectiva é de que a obra seja feita por etapas. Na primeira, ocupando uma área de 14 mil metros quadrados e na segunda e terceiras etapas, com expansões a partir da estrutura já existente, à medida em que houver necessidade de ampliação”, explicou Tereza Malveira, arquiteta da COGIC. Tereza destacou a importância da obra e lembrou que se trata de um “sonho acalentado e merecido” da comunidade ILMD/Fiocruz Amazônia.

“Trata-se de uma obra de valor alto”, observou a arquiteta, lembrando que, desde 2016, a COGIC vem trabalhando no projeto da nova sede, inicialmente trazendo arquitetos para visitar a unidade de Manaus para levantamento de demandas e visitas à área onde a obra será executada. “O objetivo é dar as condições que vocês merecem, num projeto que reúna praticidade e que seja viabilizável economicamente. Por isso estamos aqui para apresentar o projeto, que resultou de todo esse trabalho e escutá-los”, salientou.

A diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Schwartz Benzaken, ressaltou a importância da apresentação. “Esperamos que a obra aconteça com a celeridade desejada, sobretudo após um período orçamentário difícil como foi o do atual governo, mas, com certeza, estamos vendo o resultado de um trabalho que vem de muitos anos sendo desenvolvido e será uma conquista para todos nós”, avaliou, acreditando que no novo Governo será possível juntar forças para viabilização da obra.

Elton Timbó, proprietário da Architectus, fez a apresentação da planta. Segundo ele, a empresa trabalha há dez anos com projetos arquitetônicos para a Fiocruz, o que confere a expertise necessária para desenvolver projetos como os das novas sedes da Fiocruz no Ceará, Minas Gerais, Rondônia e, agora, Amazonas. A nova sede da Fiocruz Amazônia contará com áreas para laboratórios, gestão, serviços, bicicletário, ambulatório, oca, salas com divisórias retráteis que se transformam em auditório com capacidade para 100 pessoas, área de exposições, vestiário e estacionamento com capacidade para 201 veículos, entre outros espaços. Ele destacou que a nova sede primará também pela sustentabilidade, com selo PBE Edifica Procel, que atesta a redução do custo energético da edificação, e Processo Aqua de certificação de construção sustentável.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa

Fotos: Júlio Pedrosa