Fiocruz Amazônia divulga podcasts de divulgação científica produzidos durante a SNCT 2022

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) apresenta o resultado da segunda edição da oficina OuvirCiência, de criação de podcasts para divulgação científica. A oficina foi realizada como parte da programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT-2022) da Fiocruz Amazônia. No total, cinco episódios foram produzidos por pesquisadores que participaram do curso, tendo como temas Transtorno do Espectro Autista, Conservação de onças pintadas na Amazônia, Importância de incubadoras nas empresas no Amazonas, Ciência de fazer jogos na Amazônia e Cientistas influenciadores digitais na pandemia de Covid-19. Os conteúdos já podem ser acessados pela plataforma Spotify, OuvirCiência Fiocruz Amazônia (https://open.spotify.com/show/6FgCDfXVWr9ehAdQagjstQ).

“A experiência de ministrar a oficina foi fantástica porque está no centro das minhas atividades enquanto jornalista e professora. Quero parabenizar a Fiocruz Amazônia pela iniciativa de vanguarda enquanto instituto de pesquisa em fomentar, investir nessa potente oficina disseminadora tanto do podcast quanto das pesquisas científicas”, afirmou a jornalista Cristiane Barbosa, doutora em Ciências da Informação, que ministrou a oficina, juntamente com o professor e jornalista mestre em Ciências da Comunicação, Helder Mourão.

A jornalista observa que houve um crescimento exponencial pela busca de podcasts sobretudo durante o período de isolamento social por conta da pandemia. “As pessoas passaram a preferir essa mídia que é mais segmentada. Neste sentido, foi fantástica a experiência porque nós tivemos pesquisadores de diversas áreas e localidades e pudemos demonstrar o quanto essa ferramenta de mídia pode impulsionar a divulgação científica no Estado do Amazonas”, explicou, destacando a importância da contribuição para o crescimento do uso do podcast pelos pesquisadores em nível nacional.

Em resumo, o podcast é uma importante ferramenta midiática audiofônica que permite ao usuário ouvir conteúdos a qualquer horário e armazenar fazendo downloads. Cristiane Barbosa ressalta que é uma evolução trazida pelas Tecnologias de Inovação em Comunicação (TICs) que já vem sendo desenvolvida no Brasil desde 2004. “A divulgação científica em saúde é um espaço fértil para os pesquisadores desenvolverem podcasts. Basta ter um computador, um celular, uma boa configuração, aplicativos gratuitos que permitem editar e gravar com essas tecnologias que nos ajudam a disseminar mais fortemente os assuntos relacionados a pesquisa e a ciência no Brasil”, finalizou a professora.