Biblioteca do ILMD/Fiocruz Amazônia completa 20 anos de criação no Dia Nacional da Saúde, 5/8

No Dia Nacional da Saúde e aniversário do patrono Oswaldo Cruz, 5/8, a Biblioteca Dr. Antônio Levino, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que integra a Rede de Bibliotecas da Fiocruz, comemora 20 anos de fundação. Uma data mais que especial para a comunidade ILMD/Fiocruz Amazônia, que volta a realizar consultas presenciais ao acervo, a partir deste mês de agosto. Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2019, o acesso ao espaço havia sido suspenso por medida de segurança, limitando o atendimento apenas às consultas via web pelo público interno, formado por pesquisadores e discentes.

Fundada em 2002, a Biblioteca do ILMD possui hoje um acervo de aproximadamente 4 mil obras, formado a partir do ano 2000. Além de clássicos de autores renomados, os usuários têm acesso remoto a coleções de títulos, teses, dissertações, monografias, artigos, fascículos de periódicos, além de base de dados e multimeios, especializados em saúde pública e o acervo mais completo de publicações científicas na área de saúde indígena do País. “É um trabalho gratificante, que atende não só ao público interno, mas à sociedade em geral”, explica, orgulhoso, o bibliotecário Ycaro Verçosa dos Santos, servidor concursado do ILMD/Fiocruz Amazônia, há 16 anos responsável pela gestão do espaço.

Ycaro destaca que o ILMD reúne alguns dos principais estudiosos e autores de publicações de saúde indígena do País. “Esse é um diferencial da nossa biblioteca tendo em vista toda a produção científica que temos na área de saúde indígena. Somos referência para as instituições de ensino e pesquisa, como universidades públicas e privadas, profissionais e estudantes da área de Saúde, com todas as dissertações, tanto as eletrônicas quanto as físicas, oriundas dos nossos programas de pós-graduação disponibilizadas para consulta”, salienta.

O bibliotecário ressalta que assistiu ao processo de evolução tecnológica da Biblioteca do ILMD. Segundo ele, ao longo dos 16 anos em que está à frente da unidade, o sistema local básico de gerenciamento de dados (o Microisis) migrou para um sistema único (o ALEPH) que permite o acesso e o compartilhamento dos acervos entre as 40 unidades da Rede de Bibliotecas da Fiocruz e seus usuários. “Atualmente nossa equipe trabalha na retroalimentação e recatalogação do sistema, especificamente na fase do inventário do que existe. Em breve estaremos integrados, em definitivo”, explica Ycaro, que já atuou nas bibliotecas da Fucapi, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Petrobras, período em que adquiriu vasta experiência em catalogação de documentos técnicos, antes de passar no concurso público para o ILMD, em 2006.

Hoje, Ycaro conta com equipe formada por uma bolsista, mas não esquece o período de quase dez anos em que trabalhou sozinho na Biblioteca do Instituto. Aliás, ele costuma comparar o trabalho do bibliotecário ao de andorinha solitária. “Costumo dizer que nas unidades regionais somos andorinhas fazendo sozinhas verão”, pondera, ressalvando que conseguiu estabelecer um fluxo eficiente de atendimento às demandas, que se tornou referência no atendimento da Biblioteca do ILMD. “Mesmo trabalhando sozinho, conseguia atender, reorganizar acervo e dar todo o suporte para os programas, cursos e atividades de ensino do ILMD, já que contamos com os principais títulos tanto na área de Saúde Pública como de Biologia, isso sem falar nas solicitações de trabalhos que compõem os acervos de outras unidades da Rede de Bibliotecas da Fiocruz”, conta.

ACERVO

A Bibiloteca Dr Antônio Levino compõe o universo de oito bibliotecas pertencentes às unidades regionais da Fiocruz. Elas estão situadas em Manaus, Porto Velho, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Fortaleza. As demais estão localizadas no Rio de Janeiro, entre elas a de Manguinhos, considerada a biblioteca-mãe da Rede Fiocruz.

O acervo físico está armazenado em estante deslizante composta de quatro módulos, contendo 2.158 livros, 64 títulos de periódicos, 4.097 fascículos de periódicos, 60 teses, 288 dissertações, 386 monografias (TCCs e projetos de intervenção) e 216 multimeios (CD-Rom’s, DVDs e Blue-ray Disc). Ela possibilita acessos ao Portal de Periódicos CAPES, Scielo e BIREME, sendo responsável também pelo gerenciamento do Repositório ARCA Fiocruz, que possibilita acesso ao acervo de teses, dissertações e artigos, entre outros documentos produzidos por pesquisadores, servidores e discentes da Fiocruz.

Além disso, realiza orientação e treinamento aos usuários quanto à consulta aos catálogos, localização de publicações na coleção, uso das obras de referência; orientação na normalização de trabalhos técnico-científicos e elaboração da ficha catalográfica de monografias, dissertações e teses de acordo com ABNT, defendidas no âmbito dos cursos oferecidos pelo ILMD.

A estimativa é de que a comunidade em geral possa acessar a Bilbioteca Dr Antônio Levino a partir de 2023. Nesse caso, o acesso é permitido apenas para consultas. “Dependendo da situação, podemos digitalizar trechos da publicação que atendam a necessidade do solicitante”, admite. Como biblioteca temática na área de saúde atende as seguintes subáreas: Saúde Ambiental, Saúde Mental, Saúde Coletiva, Epidemiologia, Saúde Indígena, Ciências Humanas e Sociais, Antropologia da Saúde, Biologia Celular e Parasitária, Imunoparasitologia, Diversidade Microbiana, Biotecnologia para Saúde e Metodologia de Pesquisa. O nome do pesquisador Antônio Levino da Silva Neto foi dado à biblioteca em 2017, ano do seu falecimento.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Júlio Pedrosa
Fotos: Ingrid Anne