Centro de Estudos vai abordar Aspectos bioecológicos de mosquitos vetores em área de influência de empreendimento hidrelétrico na Amazônia brasileira

A Amazônia brasileira detém rica biodiversidade e as alterações ambientais favorecem o contato do homem com espécies de mosquitos vetores de doenças tropicais. Neste contexto, o pesquisador, Francisco Augusto da Silva Ferreira, professor na Faculdade Estácio do Amazonas e, apoio técnico na Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto, ministrará na próxima sexta-feira, 5/8, às 10h, no Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), a palestra “Aspectos bioecológicos de mosquitos vetores em uma área de influência de empreendimento hidrelétrico na Amazônia brasileira”.

A apresentação abordará estudos que investigaram aspectos bioecológicos da comunidade de mosquitos presente na área de abrangência da hidrelétrica Jirau, em Porto Velho, Rondônia, em diferentes fases da construção.

A palestra ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/88509090903?pwd=dktHY0d5V2k3OGN4ZVF3NXB6ekFEUT09

Utilizando para acesso (ID: 885 0909 0903) e (Senha de acesso: 030586)

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) obtida no Centro Universitário do Norte – UNINORTE no ano de 2009. Posteriormente obteve o título de mestre em Ciências Biológicas (Entomologia) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia no ano de 2012, atuando em pesquisas relacionadas ao controle de vetores da malária.

Recentemente obteve o título de doutor (2021) em Ciências Biológicas (Entomologia) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, desenvolvendo pesquisas relacionadas a bioecologia de mosquitos em áreas de empreendimentos hidrelétricos e aspectos taxonômicos do subgênero Mansonia (Diptera: Culicidae) na Amazônia.

Atuou e possui experiência na docência nos níveis médio, técnico e superior adquirida na função de professor da Secretaria de Estado de Educação entre os anos 2011 e 2015 e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Manaus Zona Leste, em 2016. Principais áreas de atuação: controle biológico de Anopheles, entomofauna associada à Anopheles sp.,Bioecologia e Taxonomia integrativa de Culicidae, com ênfase em Mansonia.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento