Diretora da Fiocruz Amazônia aborda epidemia de HIV/Aids no Brasil em entrevista ao Hora H

O programa Hora do H, apresentado pelo jornalista Humberto Amorim, no Portal do Holanda, completou nesta quinta-feira, 09/06, a sua milésima entrevista, recebendo a médica sanitarista Adele Schwartz Benzaken, diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). Na entrevista, Adele fez um balanço da epidemia de Aids no Brasil, citando avanços e retrocessos registrados ao longo dos últimos anos com destaque para a eficácia da Profilaxia Pré-exposição ao HIV na prevenção e resposta à infecção.

Graduada em Medicina pela Ufam, a amazonense Adele Benzaken possui Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública / Fiocruz. É servidora pública estadual há mais de 40 anos, sendo responsável pela instalação do primeiro ambulatório de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) do Amazonas. Foi diretora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta e oficial do Programa das Nações Unidas para HIV/Aids (Unaids/Brasil). Ocupou o cargo de diretora do Departamento IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Durante sua gestão, foi responsável por tornar o teste rápido de sífilis uma política pública nacional e conseguiu incorporar novas políticas de prevenção ao HIV como a da Profilaxia Pre-Exposição (PreP) e a universalização do tratamento de Hepatite C na rede pública. Adele ocupou a vice-presidência do Comitê de Especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS), membro do Comitê de Certificação de Eliminação da Sífilis e do HIV da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), diretora regional para América Latina da International Union Against Sexually Transmitted Infections (IUSTI) e atual membro da diretoria da International Society for Sexualy Transmitted Diseases Research (ISSTDR). Trabalha também para a Aids Healthcare Foundation (AHF).