Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia divulga alteração no cronograma do processo de seleção

O Programa de Iniciação Científica do Instituto Leônidas & Maria Deane (PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia) divulgou nesta sexta-feira, 10/6, a 3ª republicação do edital 2022/2023, do processo seletivo para o Programa de Iniciação Científica do Programa, realizado em convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com alteração no cronograma do processo de seleção. O processo de inscrição é realizado de forma virtual, através do envio da documentação obrigatória descrita no edital, para o e-mail pic.ilmd@fiocruz.br.

O objetivo do Programa é despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação. O PIC visa ainda contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia; estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais.

O programa proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.

Podem participar estudantes de cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas ou privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). O candidato deve estar regularmente matriculado e ter Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) com valor igual ou maior que 6,0 (no caso de bolsa nova ou renovação) e não ter reprovação em disciplinas afins às atividades do projeto de pesquisa que pretende desenvolver, além de outras condições, descritas no edital.

Acesse aqui a Republicação.

O PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia é desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O resultado será divulgado no dia 20 de junho de 2022.

O início das atividades está previsto para o dia 1º.  de agosto deste ano. As bolsas serão concedidas por um período de 12 meses, podendo ser renovadas.

SOBRE O PIC

A Iniciação Científica é um instrumento de formação de recursos humanos que permite colocar o estudante de graduação em contato direto com as atividades de pesquisa e o pensar científico, despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

ILMD/Fiocruz Amazônia
Imagem: Mackesy Nascimento