Fiocruz Amazônia promove live com orientações sobre covid-19 no ambiente de trabalho

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) realizou nesta quinta-feira, 20/1, a live “Covid-19 e o ambiente de trabalho”, que teve como palestrante o médico infectologista da Fundação de Medicina Tropical, Marcus Vinicius Lacerda, especialista em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia. A atividade visa compartilhar orientações importantes sobre cuidados necessários para a diminuição dos riscos de infecção no ambiente de trabalho por covid-19.

Mediada pela diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, a live contou com a participação e audiência dos colaboradores, pesquisadores, bolsistas e técnicos da Fiocruz Amazônia e, de instituições parcerias, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). O debate reuniu aproximadamente 140 participantes.

“A live teve uma boa participação e foi uma oportunidade de reforçar mensagens educativas importantes, relativas aos cuidados que se deve ter em relação à Covid-19, possibilitando inclusive a troca de experiências entre os públicos internos dos três órgãos participantes. A intenção da Fiocruz Amazônia é realizar novas lives com nossos especialistas, falando sobre as variantes e o que eles estão pesquisando”, avaliou a diretora.

Assista na íntegra AQUI.

Na oportunidade, além de repassar recomendações sobre cuidados para redução no risco de infecção, o pesquisador abordou temas como: Vacinação de crianças e jovens, importância da dose de reforço, período de isolamento, transmissibilidade e letalidade da variante Ômicron, bem como outras medidas sanitárias, como uso correto de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, que precisam ser combinados à vacinação contra a Covid-19.

O encontro possibilitou ainda aos participantes, esclarecer dúvidas, respondidas pelo pesquisador. “A ideia dessa conversa hoje é tentar, de uma forma mais global, espalhar um pouco mais de notícias confiáveis, para que vocês possam entender o que está acontecendo, e a gente entenda esse novo momento da pandemia, sem desespero”, explicou Lacerda.

SOBRE O ESPECIALISTA

Médico graduado pela Universidade de Brasília, Marcus Vinícius Lacerda é especialista em Infectologia pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) (2002) e doutor em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília.

É Médico da FMT-HVD e Especialista em Saúde Pública do ILMD/Fiocruz Amazônia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas e professor adjunto da University of Texas Medical Branch (UTMB), Lacerda coordena desde 2017 o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema, em Manaus.

Já orientou mais de 50 estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, e tem mais de 350 publicações científicas. É pesquisador 1C do CNPq e editor da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, PLoS Neglected Diseases e Frontiers Tropical Medicine.

Seus principais focos de pesquisa são: malária, HIV, arboviroses e outras doenças emergentes.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes