Diretora da Fiocruz Amazônia e pesquisadores da instituição são agraciados com o Prêmio Sérgio Arouca da Asfoc

As contribuições para a ciência realizadas pela diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), Adele Schwartz Benzaken, e os pesquisadores Marcus Vinícius Lacerda e Felipe Naveca, ambos do ILMD, foram reconhecidas, com a concessão do Prêmio Sérgio Arouca, em sua 16ª edição, realizada na última segunda-feira, 13∕12, no Rio de Janeiro (RJ).

Em virtude das medidas sanitárias para a contenção da Covid-19, a cerimônia ocorreu no formato hibrido (presencial e on-line). Na ocasião, também foi realizada a 18ª edição da Medalha Careli. Ambos os prêmios são concedidos pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc-SN). A solenidade também prestou homenagem às vítimas da Covid-19 e seus familiares.

“Dentro da minha vida profissional nos últimos 40 anos, trabalhei diretamente com as populações mais vulneráveis. Principalmente no que diz respeito ao HIV e as Infecções Sexualmente Transmissíveis”, destacou a diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, sobre sua trajetória na saúde pública. Por meio de um vídeo, ela agradeceu a escolha de seu nome para a premiação.

Também por meio de vídeo, o médico e pesquisador Marcus Vinícius Lacerda, agradeceu a homenagem, feita pela Asfoc-SN, e ressaltou a importância do sanitarista Sérgio Arouca – que dá nome ao prêmio – na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dedicatória

Presente à cerimônia, o pesquisador Felipe Naveca, em seu discurso, dedicou a honraria a toda a equipe de virologia do ILMD∕Fiocruz Amazônia, que no primeiro ano da pandemia da Covid-19 no Amazonas, o auxiliou no trabalho de sequenciamento genômico do novo coronavírus, na região Norte. O trabalho resultou na identificação da variante P1 em Manaus.

“Esse prêmio não é de um indivíduo, é da equipe de virologia do Instituto Leônidas e Maria Deane, que não teve dúvida em abandonar tudo o que estava fazendo, suas teses, suas dissertações, monografias, para transformar um laboratório de pesquisa, em um laboratório de assistência, e nisso nos tornamos um dos três laboratórios oficiais a fazer um diagnóstico da Covid-19”, pontuou Naveca, que também dedicou o prêmio às vitimas da doença, entre elas, o seu pai, Felipe Ribeiro Naveca.

Reconhecimento

Criado em 2004, o Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania é uma homenagem à memória e à obra do sanitarista na defesa da saúde pública no País, da garantia de direitos e do desenvolvimento da população.

Criada em 2001, a Medalha Careli homenageia pessoas ou entidades que se destacam na luta contra a violência e em defesa dos direitos humanos.

Ascom – ILMD / Fiocruz Amazônia, por Sintia Maciel
Imagem: Mackesy Nascimento