Assembleia Legislativa do Amazonas homenageia Marcus Barros, primeiro diretor da Fiocruz Amazônia

Com propositura do deputado estadual Serafim Correa, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) concedeu ontem, 16/11, ao médico, pesquisador e professor Marcus Barros, a Medalha Ruy Araújo. A sessão especial reuniu de forma híbrida autoridades, amigos e familiares do homenageado no Plenário Ruy Araújo, sede da ALE-AM, bairro Flores.

Marcus Barros foi o primeiro diretor do Escritório Técnico Regional da Fundação Oswaldo Cruz na Amazônia, o Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane, Fiocruz Amazônia, instalado em Manaus (AM).

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, participou do evento de forma virtual, agradeceu o convite recebido do deputado Serafim Correa, e encaminhou mensagem, que foi lida pelo presidente da mesa.

“Foi com grande honra que recebi o convite para a sessão especial de entrega da Medalha Ruy Araujo ao professor Marcus Barros, que foi pioneiro na implantação da Fiocruz Amazônia e primeiro diretor do nosso Instituto Leônidas e Maria Deane. A Fiocruz tem como uma das suas agendas mais estratégicas a atuação na Amazônia e agradecemos ao professor Marcus Barros por sua contribuição não somente à Fiocruz, mas à saúde pública na qual sempre atuou com pleno entendimento da importância da biodiversidade e dos determinantes sociais e ambientais da saúde”, disse Nísia Lima.

Adele Schwartz Benzaken, diretora da Fiocruz Amazônia.

Ao cumprimentar a mesa Marcus lembrou que dentre os integrantes, dois haviam sido seus alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e que estava contente por sua aluna da primeira turma, a médica Adele Schwartz Benzaken, ser hoje diretora da Fiocruz Amazônia.

“Fui aluna da primeira turma que o Marcus Barros lecionou na Ufam. Seus ensinamentos éticos, de respeito ao paciente e a luta por serviços que atendam às demandas da população nortearam toda minha vida profissional”, agradeceu Adele Benzaken pela deferência.

O deputado Serafim Corrêa ressaltou os aspectos colaborativo e humanitário do médico e pesquisador que sempre foi comprometido e estudioso.

“Ele é especialista em moléstias tropicais. Esta homenagem coroa o reconhecimento do Amazonas a um filho ilustre que nasceu lá em Eirunepé e de lá veio para Manaus e aqui estudou e aqui fez tudo de bom. Homem dedicado a servir o próximo e orgulho de todos nós”, falou Serafim Correa.

Representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales  Mendes Silva destacou a brilhante trajetória  do homenageado que se destaca na saúde como médico comprometido, pesquisador da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD),  além da Ufam, instituição da qual também foi reitor.

“Um olhar atento à sua admirável trajetória permite-nos identificar que por onde Marcus Barros passa, finca-se o espírito da construção, da ousadia, da competência, da solidariedade e da superação”, disse Márcia Perales.

Marcus Barros salientou a alegria em receber a Medalha Ruy Araújo, e agradeceu a propositura do deputado Serafim Correa, bem como aprovação do seu nome, por unanimidade dos deputados, para receber tão alta  honraria pelos serviços prestados ao Amazonas.

Marcus Barros foi o primeiro diretor da Fiocruz Amazônia

“A Medalha homenageia a quem se destaca pelo serviço prestado ao Amazonas nos vários segmentos. Assim, procurei contribuir nas áreas de saúde, educação e meio ambiente. Hoje, estou ciente de que tudo valeu a pena”, disse o médico, ao relembrar sua história, vivências em família, bem como o início de suas atividades como médico e gestor no interior do Amazonas.

BIOGRAFIA DO HOMENAGEADO

Marcus Barros é médico e pesquisador do Instituto de Medicina Tropical do Amazonas, em convênio com a Universidade do Amazonas, desde 1975. Professor Adjunto IV do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Amazonas, desde 1975(aposentado). Fundador e primeiro Diretor do Hospital Universitário Getúlio Vargas – da Universidade do Amazonas – 1981/83.

Inauguração do Instituto Leônidas e Maria Deane, que funcionou inicialmente no complexo da FMT

Foi reitor da Universidade do Amazonas. 1989/1993. Fundador e primeiro gerente do Escritório Técnico Regional da Fundação Oswaldo Cruz na Amazônia, com sede em Manaus, objetivando a criação do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane, 1995/98. Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), nomeado pelo Decreto de 25.02.2002.

Foi presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de janeiro de 2003 a maio de 2007. Foi  secretário Municipal de Governo, coordenador do Convênio Funai/Saúde/Prelazia do Alto Solimões para Nação Tikuna. São Paulo de Olivença entre 975 e 1976.  Diretor Clínico do Hospital Colônia Antônio Aleixo (Hanseníase), em 1976. Presidente da Associação de Docentes da Universidade do Amazonas – Manaus – 1984 a 1986.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Fotos: Fapeam/Érico Xavier e arquivo Fiocruz Amazônia