Centro de Estudos irá abordar sífilis e outras Infecções sexualmente transmissíveis

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) apresenta na próxima sexta-feira, 19/11, às 10h, a palestra “Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis”, a ser ministrada por Adele Schwartz Benzaken, pesquisadora e diretora da Fiocruz Amazônia

Link da transmissão: https://zoom.us/j/93032491426  ID: 930 3249 1426

O tema será abordado na perspectiva epidemiológica dessas infecções, da importância da vigilância e resposta brasileira nos últimos anos.

SOBRE A PALESTRANTE

Adele é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas, e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Foi diretora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta, em Manaus, no período de 2007 a 2010.

Foi oficial do Programa Nacional do UNAIDS/Brasil, no período de abril de 2011 a outubro de 2013, em Brasília. Diretora Adjunta (2013-2016) e posteriormente Diretora do departamento de IST/HIV-Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde período de junho de 2016 a janeiro de 2019.

Vice presidente do comitê de especialistas da OMS- Organização Mundial de Saúde- “WHO Strategic and Technical Advisory Committee on HIV and Viral Hepatitis(STAC-HIVHEP), no periodo de 2017-2021. Membro do comitê de certificação da eliminação da sífilis e do HIV da OPAS-Organização Pan-Americana de Saúde, de 2016 a 2021.

Vice-presidente do “Steering committee of the 2025 target setting and 2020-2030 resource needs and impact estimation, do UNAIDS/Genebra de 2019 a 2021. Diretora Regional para America Latina da International Union Against Sexually Transmitted Infections (IUSTI), membro da diretoria da International Society for Sexually Transmitted Diseases Research (ISSTDR).

 Trabalha atualmente para a Aids Healthcare Foundation-AHF – como Diretora Medica do Programa Global e como diretora da Fiocruz Amazônia.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento