Palestra irá abordar marcadores de alimentação saudável e não saudável no Amazonas

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), apresenta na próxima sexta-feira, 9/7, às 10h, a palestra “marcadores de alimentação saudável e não saudável no Amazonas”, a ser ministrada pela pesquisadora Rita de Cassia Assunção Monteiro, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Segundo a pesquisadora, a alimentação “vem sofrendo forte influência do fenômeno da globalização, originando uma espécie de modernidade alimentar, dominada pelas escolhas alimentares padronizadas e pelo predomínio dos produtos industrializados”, explicou.

Para Rita de Cassia, esse processo de homogeneização alimentar tem encontrado maior ou menor resistência, dependendo da permeabilidade das práticas alimentares tradicionais. “No Amazonas, apesar da forte influência da cultura indígena e da grande diversidade de recursos alimentícios, a transição alimentar também vem ocorrendo, entretanto, de forma diferenciada do cenário nacional”, destacou.

A palestra irá abordar fatores relacionados ao comportamento alimentar em seus diferentes contextos, essencial para promover uma alimentação saudável que respeite a identidade alimentar e a sustentabilidade local. A apresentação ocorrerá através da plataforma Zoom, por meio do link: Link da transmissão: https://zoom.us/j/97332598728 (ID: 973 3259 8728).

SOBRE A PALESTRANTE

Rita é doutora em Saúde Coletiva, área de Concentração Epidemiologia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Ciência de Alimentos, Área de Concentração Nutrição, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Bioquímica pela Escola Superior de Administração em Saúde (ESAS/RJ), graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Atualmente é Professora Assistente da Escola Superior de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA). Possui experiência na área de Saúde Coletiva, Nutrição e Gestão Universitária.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento