Genomic Day acontece nesta sexta-feira, 25/9

A edição deste ano do Genomic Day ganha mais espaço e passa a ser internacional, acontecendo simultaneamente em cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, Peru e Uruguai). O evento tem por objetivo popularizar os conceitos de DNA, genes, genomas e microbiomas e suas diferentes aplicações nas pesquisas e sociedade, para alunos e professores do ensino médio.

A ação é uma iniciativa de um grupo de professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior, que dedicam este dia para fazer divulgação científica.  As atividades deste ano acontecem nesta sexta-feira, 25/9.

Acesse a programação aqui.

 


GENOMIC DAY 2020 NO BRASIL

As aulas da edição brasileira do #GenomicDay2020 terão ênfase nos assuntos de Biologia mais frequentes no ENEM dos últimos anos, como uma tentativa de contribuir com a preparação dos alunos interessados na prova para o ensino superior. O evento será transmitido online pelo canal do #GenomicLab no YouTube: em https://youtu.be/QbWqdmswx3A

O pesquisador e vice-diretor de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca, participa pelo canal do Youtube, às 13h15 (12h15 em Manaus) para falar sobre SARS-CoV-2.

SOBRE O GENOMIC DAY

É  um evento científico de iniciativa do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz-RJ),  que acontece em diversas cidades do país, com o intuito de levar informações sobre a pesquisa, em especial no campo da genômica, a alunos do ensino médio.

Esta ação ocorre também no Amazonas, em parceria com o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). Segundo Alberto Dávila, chefe do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do IOC/Fiocruz  e coordenador nacional do Genomic Day, “a expectativa com o evento é  incentivar a curiosidade científica dos alunos do ensino médio e motivar o interesse dos professores  pela pesquisa científica. Quem sabe alguns desses alunos se tornam  pesquisadores/cientistas que irão descobrir a cura para o câncer ou para outras doenças?”, sugere.

Além do ILMD/ Fiocruz Amazônia, o Genomic Day conta com os seguintes parceiros Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), Escritórios da Fiocruz em Rondônia, Brasília e Mato Grosso do Sul, Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), diferentes Instituições de ensino superior públicas, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), as federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Fluminense (UFF), de Minas Gerais (UFMG), da Grande Dourados (UFGD), de Santa Catarina (USFC), além da Embrapa-Gado de Corte, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e do Instituto Federal do Acre (IFAC).

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Imagens: Divulgação