NOTA DE ESCLARECIMENTO

Considerando a Nota de Esclarecimento divulgada nesta quarta-feira (9/9) pela Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através de sua unidade técnico-científica no Estado do Amazonas, o Instituto Leônidas & Maria Deane, vem respeitosamente contribuir para o debate.

Neste momento de pandemia, com consequências graves e elevado número de óbitos em todo o mundo, acreditamos ser de grande relevância a realização de estudos e pesquisas que possam contribuir com a efetividade das ações de saúde pública junto à população do Estado do Amazonas, em especial, um estudo epidemiológico de campo na cidade de Manaus. O objetivo é avaliar a presença de anticorpos para a Covid-19 na população, com uma amostragem populacional significativa e representativa, que nos forneça o suporte científico capaz de auxiliar e orientar em um correto planejamento e monitoramento dessa epidemia, seja para o atual momento, seja para o futuro.

As informações epidemiológicas divulgadas na Nota de Esclarecimento da FVS-AM são esclarecedoras e, de certa forma, já apontam a necessidade de um inquérito epidemiológico de campo, com testagem em massa.

Entendemos que esse desafio deva ser realizado de forma convergente e que favoreça o encontro de todos em torno de um objetivo comum. Assim, informamos que estamos em fase de formatação final de uma proposta, com desenho adequado às condições da cidade de Manaus, em busca dos meios necessários para essa execução. Todas as contribuições serão bem-vindas.

Importante também destacar o principal aspecto que gerou a nota da FVS-AM: as declarações emitidas por um pesquisador do Instituto Leônidas & Maria Deane, que geraram repúdio por parte da FVS–AM, e que “não refletem a isenção dos seus pares pesquisadores da Fiocruz”, na visão dos dirigentes da própria FVS-AM. Cabe à Fiocruz reafirmar seu compromisso com a saúde pública e reconhecer os esforços dispendidos pelos profissionais de saúde da FVS-AM e de outras instituições, e pelas autoridades, nos reservando o papel de levantar questões, dúvidas, críticas e sugestões, de forma sempre respeitosa, e na busca de soluções para o grave momento sanitário pelo qual passa o Estado do Amazonas e o Brasil.

Em busca da superação deste problema, acreditamos que o esforço para a realização do inquérito epidemiológico possa representar um caminho para uma convergência maior entre as duas instituições, que atuam em prol da ciência e da saúde da população.

Foto: Divulgação