17ª Reunião Anual de Iniciação Científica divulga projetos destaques

A 17ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) divulga os destaques da iniciação científica. A premiação destaca anualmente projetos desenvolvidos por estudantes que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) da Fiocruz Amazônia.

Nesta edição, os trabalhos foram avaliados por relatórios submetidos a uma banca de especialistas de diversas instituições do Estado e nacionais, de acordo com a temática, divididos em seis categorias: Parasitologia e Imunologia, Saúde Coletiva, Biotecnologia e Bioprospecção, Microbiologia, Entomologia, e Inovação.

DESTAQUES

O estudante do curso de Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), João Vitor Santos Nobre foi o vencedor da categoria Parasitologia e Imunologia, com o projeto “Efeito da temperatura na infecção de Anopheles aquasalis por Plasmodium vivax: longevidade do vetor e desenvolvimento do parasito”, sob orientação da pesquisadora Claudia Maria Ríos Velásquez.

O trabalho “Análise do perfil de proteínas do tecido de metástase em pacientes com adenocarcinoma gástrico”, da estudante de Biomedicina Kallem Kamila Ribas Gomes, da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), orientado pela pesquisadora, Priscila Aquino, destacou-se na categoria Biotecnologia e Bioprospecção.

Na categoria Saúde Coletiva, sob orientação do pesquisador, Fernando Jose Herkrath, o trabalho de Juliana Oliveira de Andrade, estudante do curso de odontologia, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi o vencedor. Com o tema “Fatores contextuais e individuais associados à autopercepção da saúde bucal entre adultos e idosos residentes em áreas rurais ribeirinhas do município de Manaus, Amazonas”, o projeto investigou o papel dos fatores sociais, demográficos, clínicos e relacionados ao serviço na autopercepção da saúde bucal por adultos e idosos em populações rurais ribeirinhas.

Elen Sabrina dos Reis Martins, aluna do curso de Ciências Biológicas da Universidade Nilton Lins, venceu a categoria Entomologia. O trabalho “Durabilidade da infectividade de Plasmodium vivax para Anopheles aquasalis após a coleta do sangue no paciente malárico” também foi orientado por Claudia Ríos.

“Caracterização do perfil de proteínas de espécies de Penicillium spp” foi o tema do trabalho vencedor na categoria Microbiologia. O projeto foi desenvolvido pela estudante de Engenharia Química, Ana Beatriz Nascimento da Silva, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sob orientação de Priscila Aquino.

Orientado pelo pesquisador, Luís André Morais Mariúba, o projeto “Avaliação da resposta imune humoral contra CSP de Plasmodium falciparum contida na superfície do esporo de Bacillus subtilis” foi o vencedor da categoria Inovação. O trabalho foi desenvolvido por Maria Gabriella Santos de Vasconcelos, estudante do curso de Biomedicina, da Fametro.

SOBRE A RAIC

A Raic é um evento que acontece anualmente em todas as unidades da Fiocruz. Durante a Raic, os bolsistas do PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia apresentam os resultados dos projetos desenvolvidos no período de vigência do Programa, por meio da exposição e discussão de seus trabalhos, para avaliação dos projetos e intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais. Essa experiência reforça a importância da iniciação científica na construção do conhecimento e incentiva os jovens pesquisadores a prosseguirem nas carreiras acadêmicas.

SOBRE O PIC

O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia;  estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.

O PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia é desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Foto: Arquivo ILMD/Fiocruz Amazônia